Categories: noticias-corporativas

Sem fiscalização, moradores de condomínio ignoram protocolos de combate à covid-19

Sorocaba – SP 14/8/2020 – “O Governo manda a gente ficar em casa, mas o que adianta se os moradores não usam máscara, fazem festa e muvuca”, desabafa um dos moradores entrevistados.

No início do mês de agosto, a Prefeitura de Sorocaba anunciou que a Santa Casa, única unidade hospitalar que atende pelo SUS na cidade, voltou a operar com a capacidade máxima, os 40 leitos intensivos estão ocupados. Além da possibilidade de faltar leitos para novos casos graves, a situação afeta diretamente os profissionais que se sobrecarregam para atender a comunidade sorocabana. As unidades de saúde particulares, como Unimed e o hospital Evangélico, também apresentam a mesma situação, UTIs lotadas.

A resistência da comunidade em seguir os protocolos de combate ao coronavírus, recomendados pela OMS, contribuem para o cenário. Alguns bairros da cidade têm sido foco do vírus, entre eles o bairro do Éden, onde localiza-se o Condomínio Parque Salém, o maior da região, com mais de 15 prédios e uma única entrada e saída para os moradores dessa comunidade.

No início do mês de agosto, uma pesquisa realizada pela Consulting do Brasil no Parque Salém constatou que mais de 1/3 dos condôminos saem do local sem o uso de máscaras e também promovem algum tipo de aglomeração. A pesquisa ouviu 103 moradores do Condomínio que responderam perguntas sobre suas percepções em relação à pandemia dentro do residencial.

Segundo a pesquisa, 50% dos entrevistados conhecem ou já ouviram falar de algum morador ou parente, dentro do condomínio, que já teve ou está com covid-19 e que, ainda assim, os moradores não seguem as recomendações de proteção como distanciamento social e uso de máscara.

Além disso, quase a metade dos moradores afirmou não se sentir seguro com a forma que a gestão do condomínio e os moradores estão lidando com a pandemia e expressaram ter medo de pegar o vírus.
“O Governo manda a gente ficar em casa, mas o que adianta se os moradores não usam máscara, fazem festa e muvuca”, desabafa um dos moradores entrevistados.

Em maio, a prefeitura de Sorocaba divulgou o decreto nº 25.733/2020 que “dispõe sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras faciais pelos munícipes em vias e locais públicos, no transporte público coletivo, transporte por aplicativos e táxis, estabelecimentos comerciais e repartições públicas, como medida de combate da pandemia do Coronavírus no âmbito do Município de Sorocaba”.

O decreto se estende a também a condomínios que devem seguir a regra nas áreas comuns de circulação de moradores e visitantes. No entanto não é o que revelou a pesquisa, a desobediência leva à lotação das UTIs e mais vidas são colocadas em risco.

Além do bom senso, é recomendado pelos órgãos administrativos e profissionais da saúde, que gestores de condomínios e moradores atuem em conjunto como fiscalizadores e conscientizadores em suas comunidades, principalmente neste período em que os casos ainda crescem em diversas cidades do país.

Fonte: Dal Pra & Scotta Comércio e Serviços.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

16 horas ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

16 horas ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

16 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

16 horas ago

Variação do dólar afeta o orçamento familiar dos brasileiros

Não é preciso trabalhar diretamente com a moeda americana para ser afetado com o recente…

16 horas ago