Portal Comunique-se

Seminário traz debates sobre a Amazônia e como é possível o seu desenvolvimento de forma sustentável

O evento continua hoje, 16/06, até o final da tarde

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo 16/6/2021 –

A Amazônia foi o tema central das discussões que permearam a tarde de ontem, durante o “Seminário Internacional Os Desafios da Ciência em Novo Pacto Global do Alimento”, promovido no âmbito do projeto Biomas Tropicais, do Instituto Fórum do Futuro.

A discussão foi concentrada no uso sustentável dos recursos da região como forma de reduzir a miséria e a desigualdade social, sem esquecer de considerar as características dos territórios envolvidos e o status das diferentes áreas em relação ao uso da terra. Outro desafio levantado foi como converter uma economia extrativista numa economia do conhecimento com base em espaços de inovação.

O evento contou com a participação de José Oswaldo Siqueira, do Fórum do Futuro, do chefe-geral da Amazônia Oriental, Alfredo Venturieri, do pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, Alfredo Homma, do biólogo da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, Kyle Dexter e do diretor da associação privada BioTec-Amazônia, José Seixas Lourenço.

A cobertura completa está em: https://www.forumdofuturo.org/desenvolvimento-sustentavel/a-amazonia-e-os-principais-desafios-para-o-desenvolvimento-sustentavel-da-regiao-foram-debatidos-durante-seminario/.

Preservação da floresta e redução da desigualdade social

O Brasil possui 493,5 milhões de hectares de cobertura florestal, o que representa metade da área ocupada por florestas em toda a América Latina. O dilema abordado pelos palestrantes foi: como preservar essa extensão florestal e, consequentemente, tornar menos desigual a distribuição de renda.

O painel teve a participação do ex-ministro da Fazenda e membro do Fórum do Futuro, Paulo Haddad, e do representante adjunto da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Gustavo Chianca.

A cobertura completa do painel pode ser conferida em: https://www.forumdofuturo.org/desenvolvimento-sustentavel/tecnologia-e-o-foco-na-discussao-sobre-preservacao-florestal-e-reducao-da-desigualdade-social/

Amazônia: maior celeiro global de produtos naturais

Ainda dentro da temática Amazônia, os debates focaram no desafio de transformar a região no maior celeiro global de produtos naturais. De acordo com os dados apresentados, a Amazônia possui 1/3 da vegetação tropical do planeta, porém responde apenas por 0,17% das vendas internacionais de produtos certificados e alinhados à conservação da floresta.

Para o debate, que foi moderado pelo representante do Fórum do Futuro, Pedro Abel, participaram o gestor do departamento nacional de produtividade do Sebrae Nacional, Victor Ferreira, o pesquisador da Embrapa do Acre, Judson Valentim e a representante da Fundação Vale, Bia Marchiori.

A cobertura completa do painel pode ser conferida em: https://www.forumdofuturo.org/bioeconomia/potencial-de-producao-da-amazonia-pode-transformar-a-regiao-no-maior-celeiro-global-de-produtos-naturais/

A sistematização do conhecimento regional e global

A diversidade da Amazônia, a importância de gerar conhecimentos para aplicação nas realidades locais e a relação entre o desenvolvimento econômico e as abelhas polinizadoras, foram pontos levantados pelos palestrantes.

As discussões levantadas, com exemplos distintos, mostraram a importância de se desenvolver novos conhecimentos para o avanço sustentável da região amazônica. Para isso, a pesquisa e a ciência são necessárias para que o país colha os resultados desse investimento e possa prosperar na produtividade e na qualidade dos alimentos.

Entre os participantes do painel estavam o Presidente do CNPq e Coordenador Científico do Instituto Fórum do Futuro, Evaldo Vilela, o biólogo e pesquisador Adalberto Val e a bióloga Vera Lucia Imperatriz Fonseca.

A cobertura completa está disponível em: https://www.forumdofuturo.org/bioeconomia/painel-debate-a-importancia-da-ciencia-e-do-desenvolvimento-sustentavel-na-amazonia/

Projeto Biomas Tropicais

O Projeto Biomas Tropicais é coordenado pelo Instituto Fórum do Futuro, presidido pelo Professor Alysson Paolinelli, e conta no seu núcleo central com a parceria de instituições como o CNPq, a Embrapa, a Universidade de São Paulo (ESALQ), as Universidades Federais de Lavras e Viçosa, o Centro de Gestão de Estudos estratégicos, o Sebrae e a FGV-Agro, além de inúmeras instituições regionais em cada um dos biomas estudados. A experiência deve desenvolver alternativas para a integração da ciência, energia, natureza e alimentos, criando uma sinergia entre essas áreas e dando grande ênfase a ações sustentáveis.
A concepção do Projeto Biomas começou há oito anos e a implantação teve início em meados de 2019, no Polo Demonstrativo dos Cerrados, em Rio Verde (GO). Agora estão sendo iniciados os trabalhos na Amazônia e na Caatinga.

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner