Campo Bom – RS 16/9/2020 – Segundo Cleusa Nascimento (Bacharel em Psicologia) é importante estar atento aos sinais como o isolamento, depressão, mudanças marcantes de hábitos.
A campanha Setembro Amarelo, que ocorre há cinco anos no Brasil, é um importante instrumento de conscientização para a prevenção ao suicídio, que cada vez cresce mais. Até agosto deste ano, foram registrados 400 casos de suicídios em Santa Catarina e 2.678 tentativas. Dados da Organização Pan-Americana de Saúde apontam que 800 mil pessoas morrem por esta causa.
Com o apoio do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), várias ações são realizadas para alertar a população. Entre as causas do suicídio estão os transtornos mentais como a depressão, bipolaridade e uso de substâncias tóxicas, sem contar que com a pandemia e o isolamento a situação piorou.
Falar sobre ele ainda é tabu, mas precisa deixar de ser, pois a prevenção é única solução efetiva e conversar com quem precisa é necessário. Não somente em setembro, mas sempre.
Segundo Cleusa Nascimento (Bacharel em Psicologia) é importante estar atento aos sinais como o isolamento, depressão, mudanças marcantes de hábitos é muito importante. Aconselhar a procura de ajuda profissional e avisar familiares e amigos de quem mostra estes sinais faz toda a diferença.
O CVV também oferece apoio 24 horas, gratuitamente, pelo telefone 188.
Website: https://www.instagram.com/cleusanf/
Maior parte dos profissionais de tecnologia entrevistados pelo estudo "Panorama de carreiras 2030: o que…
High Potential Program Shared Services 2024, programa de treinamento para formação de líderes de CSC…
A Fujirebio Holdings, Inc. (presidente e CEO: Goki Ishikawa; sede: Minato-ku, Tóquio), uma subsidiária integral…
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional