Categories: noticias-corporativas

Setembro, mês de prevenção do suicídio, é preciso falar sobre esse tema

São Paulo-SP 4/9/2020 – o tratamento adequado lhe dará a paz necessária

A cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, dados da OMS, para cada caso consumado outras 20 tentaram, no Brasil em 2015 foram 12 mil mortes, estima-se que de 5 a 10 pessoas são afetadas severamente por esse ato e que até 28 pessoas são impactadas em menor grau. As mulheres tentam mais , os homens morrem mais pelo fato do método escolhido ser mais fatal, de cada 10 suicídios, 8 são de homens, novamente segundo a OMS, 90% desse atos poderiam ter sido evitados.

A etiologia do suicídio é multifatorial: histórico familiar desse ato gera um aumento de até 10 vezes no risco para outro membro de núcleo, carga genética herdada para transtornos mentais, vivências disfuncionais ao longo da vida( negligência parental, abuso físico/ sexual/emocional ), doenças psiquiátrica sem tratamento adequado talvez o fator mais importante dessa equação, já que estudos, segundo Neury Botega, autor de diversos livros e artigos sobre o tema, mostram que mais de 90% das pessoas que se suicidaram tinham transtornos mentais diversos( depressão, tept, transt. bipolar, esquizofrenia, transt. de personalidade, etc…).

Existem fatores de risco para suicídio modificáveis descritos pela Alexandrina Medeiros em seu livro Estudos Fundamentais em Psiquiatria que são: suporte emocional para as pessoas que estão passando por conflitos familiares e incertezas quanto à orientação sexual, tratar os sentimentos de desesperança, desespero, desamparo e impulsividade( principalmente nos jovens), tirar o acesso a meios letais( armas de fogo, colocar barreiras mecânicas em viadutos, pontes, em locais onde já ocorreu tal ato), criar redes de suporte social para quem vive sozinho, para os divorciados, viúvos ou que nunca se casaram ou não tenham filhos e finalmente ofertar tratamento psiquiátrico multiprofissional de qualidade.

Segundo o psiquiatra José Lourenço, das redes sociais @dransiedade.sp, “no momento do desespero use canais de apoio, ligue no 188 (Centro de Valorização da Vida), lembre dos recursos terapêuticos ensinados pelos psicólogos e pelo seu terapeuta, a maioria esmagadora dos sobreviventes estão felizes pelo insucesso, o tratamento medicamentoso, a terapia e a espiritualidade vão lhe dá a paz necessária”.

Website: https://linktree.com.br/new/dransiedade.sp

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Parse Biosciences lança o Evercode Low Input Fixation para células e núcleos

Os novos kits requerem baixa quantidade de amostra e oferecem mais flexibilidade e desempenho para…

2 horas ago

Güntner nomeia Michael Bauer como vice-presidente global de crescimento e sucesso

A Güntner, líder global em tecnologia de refrigeração e troca de calor, dá hoje as…

2 horas ago

Digital Cooperation Organization na Cúpula do Futuro: Acelerando a Cooperação Digital para Impulsionar a Prosperidade Digital

A Digital Cooperation Organization( DCO) concluiu sua participação na Cúpula do Futuro da ONU antes…

2 horas ago

Copeland nomeia novo líder para o Grupo de Negócios Ásia-Pacífico

Michael Toh traz mais de 20 anos de liderança e experiência relevante no setor para…

2 horas ago

Crayon se une à Aliança de Inovação de Parcerias de IA Generativa da AWS

Hoje, a Crayon anunciou que irá trabalhar com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa…

1 dia ago

A Kymeta revela sua segunda antena plana multiórbita e móvel – a Goshawk™ u8

Liderando o caminho da Revolução Multi-X, a Kymeta Goshawk u8, uma antena híbrida GEO-LEO, está…

1 dia ago