Categories: Comunicação

Setor automotivo tem expectativa de crescimento para 2023

O Setor da Distribuição de Veículos teve um saldo positivo em 2022, resultando no aumento dos emplacamentos de veículos leves em relação ao ano anterior. O balanço divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostrou um crescimento de 5% em 2022, mesmo com as dificuldades encontradas com a crise sanitária, financeira e o aumento dos preços dos combustíveis no primeiro semestre. Dezembro finalizou com um resultado ainda melhor, com uma alta de 7%.

A expectativa para 2023, de acordo com a Fenabrave, é que o setor automotivo apresente um crescimento de 3,3% esse ano, chegando a 3,6 milhões de unidades emplacadas. A entidade revelou ainda uma projeção semelhante ao de 2022 para veículos leves, totalizando 1,96 milhões de automóveis emplacados. No entanto, os números também podem ser revistos no primeiro trimestre.

De acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 2022 foram produzidos 2,37 milhões de automóveis e as vendas do mercado interno passaram de 2,1 milhões de unidades. No último mês do ano, as montadoras produziram 11,3% menos que no mês de novembro. Com isso, a fabricação de veículos em geral somou 191,5 mil unidades, uma queda de 9,2% em relação a dezembro de 2021.

Para o empresário do ramo automobilístico e responsável pelo curso Vendedor de Carros Pro, Thiago Facci, devido à falta de insumos para serem comercializados carros novos, ocorreu uma alta dos preços, impactando na relação oferta x demanda.

Facci ressaltou ainda que há um cenário muito incerto para o ano de 2023. “Com a troca de presidente e a alta dos juros, realmente não sabemos o que pode vir a acontecer. Para os seminovos, a expectativa é de facilitação do crédito e crescimento na comercialização do usado”, analisa o empresário.

O responsável pelo curso Vendedor de Carros Pro acredita que os carros seminovos continuarão tendo uma boa venda. “Uma vez que o dinheiro não some do mercado, ele só muda de mão. Portanto, aquelas lojas que trabalharem bem e de forma correta, terão sucesso”, avalia Facci. 

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

GlobalLogic anuncia mudança de liderança: Srini Shankar designado Presidente e Diretor Executivo

A GlobalLogic Inc., uma empresa do Grupo Hitachi e líder em Engenharia Digital, anunciou hoje…

1 dia ago

Ronald S. Lauder deixará o Conselho de Administração da The Estée Lauder Companies

Eric Zinterhofer junta-se ao Conselho de Administração da Empresa

1 dia ago

Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia a concessão de um contrato de US$ 43 milhões na região do Oriente Médio

A Perma-Pipe International Holdings, Inc. (Nasdaq: PPIH) anunciou hoje que recebeu uma carta formal de…

1 dia ago

Indústria prevê alta produtividade com IA

Estudo da Consultoria Staufen mostra que 81% das empresas entrevistadas acreditam que a IA e…

1 dia ago

Oito dicas de lanches para serem consumidos neste verão

Lanches saudáveis e proteicos são opções práticas e nutritivas para momentos fora da rotina

1 dia ago

A Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia a nomeação de Ibrahim Jaham Al Kuwari para o seu conselho de administração

Membro do conselho da Perma-Pipe, Cynthia Boiter, apresenta sua renúncia e o presidente Jerome T.…

1 dia ago