Categories: Comunicação

Setor de embalagens deve crescer em 2024

O setor de embalagens, que engloba a produção e comercialização de materiais que protegem e conservam os mais variados tipos de produtos, está em plena expansão no Brasil. Conforme apontam dados da ABRE (Associação Brasileira de Embalagens), o segmento deverá alcançar um crescimento de 1,6% até o final de 2024. De modo geral, essa projeção de crescimento se deve principalmente à demanda cada vez maior por embalagens no segmento alimentício.

De acordo com um estudo realizado pela Mordor Intelligence em nível global, o mercado de embalagens de alimentos deverá movimentar US$ 432,04 bilhões até 2028. As mudanças nos estilos de vida e nas preferências alimentares das pessoas, bem como o aumento populacional nos países em desenvolvimento, são os fatores associados ao crescimento desse mercado para os próximos anos.

Segundo Luciana Pellegrino, diretora-executiva da ABRE, a expansão no setor de embalagens se baseia também no desempenho do mercado de inovação. “Os movimentos do mercado estão mudando. A conveniência procura embalagens mais funcionais. Além disso, o consumidor quer evitar o desperdício, prezando pela sustentabilidade”, afirma.

De fato, os brasileiros têm se preocupado cada vez mais com o impacto das embalagens no meio ambiente. Conforme aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box, 56% dos consumidores preferem restaurantes que usam embalagens sustentáveis para enviar alimentos. Além disso, 76% dos entrevistados consideram importante que as embalagens tenham selo de sustentabilidade. 

Felizmente, muitas empresas brasileiras especializadas em embalagens já trabalham com produtos que respeitam o meio ambiente. Exemplo disso é a Dom Plastic, loja localizada em Campinas, que comercializa diversos tipos de embalagens recicláveis incluindo sacolas,  sacos kraft,  caixas de isopor e papelão, canudos biodegradáveis, entre outros itens.

Segundo o diretor da loja, Domingos Souza, a missão da Dom Plastic é fornecer embalagens inovadoras e sustentáveis para estabelecimentos comerciais de vários segmentos. “Estamos em constante evolução e buscamos acompanhar essa tendência de consumo mais consciente, adaptando nosso catálogo às necessidades do mercado. Por isso, trabalhamos com materiais que são amigos do meio ambiente como embalagens recicláveis, biodegradáveis e sacos seletivos”, destaca Domingos.

O exemplo da Dom Plastic demonstra que o setor de embalagens no Brasil está se redefinindo para atender às necessidades dos consumidores e aos princípios sustentáveis que ganham cada vez mais relevância. 

Nesse contexto, a expansão do setor não se resume apenas a números e projeções econômicas, mas também representa uma evolução profunda em direção a práticas mais éticas e ambientalmente responsáveis.

Para saber mais sobre a Dom Plastic, basta acessar: https://domplastic.com.br/.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Especialista compartilha dicas para pedir aumento de salário

Profissional que deseja pedir aumento de salário precisa se preparar, reunir dados e escolher o…

18 horas ago

GRTS Contábil é lançado com apoio do SESCON-SP

Nova unidade de negócios da GRTS Digital, liderada por Fernando Bueno, tem como objetivo digitalizar…

18 horas ago

Estudo aponta taxas de incontinência urinária na infância

Pesquisa publicada no Journal Pediatric Nephrology aponta que a incontinência urinária afeta uma parcela considerável…

18 horas ago

Estudo aponta dados de facilitadores sociais e uso de drogas

Conforme informado na publicação, uma média de 30% das pessoas que usam drogas injetáveis em…

18 horas ago

Agência T12. marca 40 anos na publicidade catarinense

Com quatro décadas de história, a T12. anuncia novidades tecnológicas para o mercado e relembra…

18 horas ago

Errata: Primeiros socorros: escolas precisam de capacitação

Lei Lucas torna obrigatória a capacitação de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos…

18 horas ago