De acordo com levantamento feito pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias gerou em 2021 cerca de 1.411.319 empregos, em uma média de oito empregos diretos por franquia. O setor de Franchising tem se demonstrado estável se comparado ao ano de 2020, período em que começou a pandemia da Covid-19.
Segundo a pesquisa, somente no 4º trimestre de 2021 o setor apresentou um faturamento de R$ 56.663 milhões, representando 3,1% a mais que no mesmo período dos dois anos anteriores (2019 e 2020). Entre os segmentos de maior destaque está o de Saúde, Beleza e Bem-estar, que faturou aproximadamente R$ 11,052 milhões, apenas no 4º trimestre -, cerca de 2,4% a mais que em 2020.
Ao falar de faturamento anual, o segmento também liderou os números, em 2021 os valores chegaram a R$ 38.976 milhões. Em porcentagem, este número representa um crescimento de 10,5% de crescimento durante o ano.
Para Alan Fernandes, diretor de expansão e vendas da Just Care, rede de franquias no segmento de estética e saúde, é possível compreender que houve um amadurecimento do setor após o período extremo de pandemia. “Ao contrário de 2020, quando poucos segmentos registraram resultados positivos, no ano passado todos tiveram crescimento expressivo, principalmente no setor de Saúde, Beleza e Bem-estar que apontou o maior resultado”, comenta.
Os dados da ABF mostram, ainda, os motivos que ajudaram no crescimento dos segmentos, sendo eles: suspensão das medidas de distanciamento social; retomada gradual dos hábitos de consumidores; aumento do movimento em shopping centers; ganhos de eficiência das redes de franquias (digitalização); novos modelos (home based e virtuais) e players.
Fernandes conta que, na sua opinião, a retomada dos hábitos de consumo foi influenciada pela maturidade digital. “Falando especificamente do nicho de beleza, acredito que a influência digital contribuiu para a quantidade de público que este mercado atingiu. Recentemente, um estudo apontou que 66% das pessoas consideram os gastos com beleza uma necessidade”, complementa.
As projeções para 2022 também apontam um grau considerável de crescimento. De acordo com a ABF, o faturamento das redes de franquias pode chegar a 9% este ano, sendo 7% de novas unidades e 5% de aumento na geração de empregos. “As análises trimestrais têm mostrado uma retomada do fôlego das redes, o que pode propiciar resultados melhores neste ano. Além disso, o segmento de Saúde, Beleza e Bem-estar, assim como nos anos anteriores, deve liderar os números”, comenta.
Para finalizar, Fernandes diz que o processo de franquias pode ser utilizado como uma forma de investir no mercado, escolhendo o segmento que mais se destaca. “Na maioria dos casos, aquele que investe em franquias já conta com a experiência embarcada em gestão, implantação e administração, além de mentorias e estudos de geomarketing”.
Para mais informações, basta acessar: https://justcareestetica.com.br/
A sofisticação das estratégias de CRM, impulsionada pela hiperpersonalização, tem gerado um desafio para as…
Boku obtém autorização como Instituição de Pagamento do Banco Central do Brasil para suportar pagamentos…
Mesmo com o alívio nos preços, manter o planejamento financeiro e repensar a rotina de…
Durante o AI Quest da CIONET, o executivo Breno Ferreira de Andrade destacou como a…
SÃO PAULO, July 30, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A AI Revolution Company (AI/R), líder global…
Empresa aposta na tecnologia para gestão do setor, melhorando a cultura organizacional.