Categories: Comunicação

Setor de franquias sobe faturamento e se consolida no país

O setor de franquias tem demonstrado um grande potencial, contornando a crise do COVID-19 e se consolidando como um dos negócios mais lucrativos do país. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento teve um faturamento de mais de 211 bilhões de reais em 2022, um aumento de mais de 14,3% com relação a 2021 e acima dos 12% projetados pela ABF.

Segundo a associação, esse resultado mostra que o setor de franquias já recuperou os níveis da pré-pandemia. O balanço anual também registrou que o número de unidades cresceu 7,8%, totalizando mais de 184 mil operações. Além disso, o número de redes subiu 6,8%, superando as 3 mil marcas.

Franchising consiste em um modelo de negócio em que uma empresa, a franqueadora, concede o direito de uso da sua marca, produtos e serviços a outras empresas, as franqueadas, em troca de uma taxa. Esse segmento permite que novos empreendedores tenham a oportunidade de abrir um negócio já estabelecido, com um modelo de gestão comprovado e um público-alvo definido.

O presidente da franquia Galo Zé, Nelson Siqueira, explica o que pode ter gerado esse aquecimento no mercado de franchising. “Com todo know-how que a franqueadora passa para o seu franqueado, cresce muito as chances de seu faturamento aumentar”, disse. “A franqueadora é especialista no seu setor e estuda arduamente o mercado e suas movimentações, com isso sempre traz soluções e benefícios aos seus franqueados, com o intuito de aumentar o faturamento e a lucratividade”, completa.

Para Nelson Siqueira, a vantagem em investir em uma franquia é que todo o processo de estruturação, como: desenvolvimento da marca, processos operacionais, público-alvo, fornecedores e treinamentos já está pronto. “Mesmo que o investidor seja de outro ramo, ele consegue facilmente gerenciar uma operação. A franqueadora já passou por todos os desafios possíveis em sua unidade piloto, e desenhou todo o processo para que o franqueado não passe por isso”, salienta.

Segundo o presidente da franquia Galo Zé, outro motivo é o acompanhamento da franqueadora no desempenho da unidade. “O consultor tem uma agenda semanal onde acompanha todos os passos da unidade, passando as metas, treinando a equipe e preparando ações de alto impacto para aumentar o faturamento. No caso de uma marca nova, todos esses desafios você passará sozinho”, afirma.

O especialista orienta que o grande segredo para escolher uma franquia de sucesso é a sua simplicidade, onde não há excessos de produtos à venda para não inchar a operação, um número reduzido de colaboradores que não haja necessidade de nenhum tipo de especialização ou formação acadêmica, um fornecedor de suprimentos que facilite a compra e entregue na sua unidade tudo o que precisa para operar. 

“Resumindo, o foco do franqueado tem que ser na sua gestão, olhar os indicadores com a equipe de consultoria, visando aumentar seu faturamento e diminuir seus custos operacionais. Por esse motivo, a operação da sua franquia deve ser simplificada”, aconselha Nelson Siqueira. 

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Decisão do TJSP beneficia a holding familiar

Modelo societário possibilita a centralização de bens de uma família em uma pessoa jurídica, facilitando…

14 horas ago

Como o ar-condicionado pode ser importante nas mudanças de temperatura

Especialista da Fujitsu General do Brasil explica como o ar-condicionado ajuda a manter um ambiente…

14 horas ago

Kenvue impulsiona a estratégia de ação climática

O primeiro relatório da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD) incrementa a transparência…

14 horas ago

Empresas adotam iniciativas de autocuidado no Setembro Amarelo

Com a chegada das campanhas de setembro amarelo, diversas empresas têm se movimentado para trazer…

14 horas ago

Conformidade com novas regulamentações facilita transporte internacional

A C-Freight busca compartilhar conhecimento especializado nas novas regulamentações do transporte internacional, oferecendo conformidade e…

14 horas ago

REJO Solidifica Presença Global com Destaque na InterTabac 2024

REJO Introduz Dispositivos de Aquecimento Inovadores REJO AF1 e REJO Mate AirAnuncia Planos de Expansão…

14 horas ago