O setor de franquias tem demonstrado um grande potencial, contornando a crise do COVID-19 e se consolidando como um dos negócios mais lucrativos do país. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento teve um faturamento de mais de 211 bilhões de reais em 2022, um aumento de mais de 14,3% com relação a 2021 e acima dos 12% projetados pela ABF.
Segundo a associação, esse resultado mostra que o setor de franquias já recuperou os níveis da pré-pandemia. O balanço anual também registrou que o número de unidades cresceu 7,8%, totalizando mais de 184 mil operações. Além disso, o número de redes subiu 6,8%, superando as 3 mil marcas.
Franchising consiste em um modelo de negócio em que uma empresa, a franqueadora, concede o direito de uso da sua marca, produtos e serviços a outras empresas, as franqueadas, em troca de uma taxa. Esse segmento permite que novos empreendedores tenham a oportunidade de abrir um negócio já estabelecido, com um modelo de gestão comprovado e um público-alvo definido.
O presidente da franquia Galo Zé, Nelson Siqueira, explica o que pode ter gerado esse aquecimento no mercado de franchising. “Com todo know-how que a franqueadora passa para o seu franqueado, cresce muito as chances de seu faturamento aumentar”, disse. “A franqueadora é especialista no seu setor e estuda arduamente o mercado e suas movimentações, com isso sempre traz soluções e benefícios aos seus franqueados, com o intuito de aumentar o faturamento e a lucratividade”, completa.
Para Nelson Siqueira, a vantagem em investir em uma franquia é que todo o processo de estruturação, como: desenvolvimento da marca, processos operacionais, público-alvo, fornecedores e treinamentos já está pronto. “Mesmo que o investidor seja de outro ramo, ele consegue facilmente gerenciar uma operação. A franqueadora já passou por todos os desafios possíveis em sua unidade piloto, e desenhou todo o processo para que o franqueado não passe por isso”, salienta.
Segundo o presidente da franquia Galo Zé, outro motivo é o acompanhamento da franqueadora no desempenho da unidade. “O consultor tem uma agenda semanal onde acompanha todos os passos da unidade, passando as metas, treinando a equipe e preparando ações de alto impacto para aumentar o faturamento. No caso de uma marca nova, todos esses desafios você passará sozinho”, afirma.
O especialista orienta que o grande segredo para escolher uma franquia de sucesso é a sua simplicidade, onde não há excessos de produtos à venda para não inchar a operação, um número reduzido de colaboradores que não haja necessidade de nenhum tipo de especialização ou formação acadêmica, um fornecedor de suprimentos que facilite a compra e entregue na sua unidade tudo o que precisa para operar.
“Resumindo, o foco do franqueado tem que ser na sua gestão, olhar os indicadores com a equipe de consultoria, visando aumentar seu faturamento e diminuir seus custos operacionais. Por esse motivo, a operação da sua franquia deve ser simplificada”, aconselha Nelson Siqueira.
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