Categories: Comunicação

Setor de Limpeza e Conservação cresce no franchising brasileiro

Dados sobre o franchising brasileiro relativos ao primeiro trimestre de 2022 apontam um aquecimento do setor de Limpeza e Conservação, em uma tendência de manutenção de alta para os próximos meses. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o segmento faturou R$ 380 milhões neste período inicial deste ano, em uma alta de 5,1% em relação à mesma época do ano anterior. Levando em consideração o período compreendido entre o segundo trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2022, a quantia movimentada foi de R$ 1.529 bilhão (crescimento de 14,2%).

Analisando de forma mais específica o mercado de lavanderias no território paulista, também é possível observar um cenário de aquecimento. Segundo dados do Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias do Estado de São Paulo), o setor apresentou um crescimento de 25% nos últimos 8 anos, com um faturamento estimado em quase R$ 6 bilhões por ano. 

Esta quantia, contudo, poderia ser ainda maior. De acordo com a Anel (Associação Nacional das Empresas de Lavanderia), atualmente apenas 3% da população utiliza os serviços de uma lavanderia, índice que indica que há grande potencial de crescimento do setor para os próximos anos – com efeito, a Anel projeta que cerca de 21 milhões de pessoas passem a usar este tipo de serviço até o ano de 2030.

Para Eduardo Rodrigues de Assis, fundador e CEO da Seld Lavanderia, empresa que atua no franchising com o modelo de lavanderia express, esta procura pelo serviço, que deve crescer paulatinamente nos próximos anos, já pode ser verificada nos dias atuais. 

“Essa busca é motivada pelo novo perfil da população, em que homens e mulheres desempenham suas atividades de trabalho e têm uma preocupação muito maior em aproveitar o tempo livre para cuidar da saúde e do corpo, dando preferência às atividades físicas e aos momentos de lazer”, afirma. “Com isso, tem aumentado o número de pessoas em busca de alternativas mais práticas e econômicas para terceirizar pequenas tarefas domésticas, como lavar e passar as roupas, cozinhar, entre outras”, completa.

O empresário ressalta que o modelo de “self service”, com autoatendimento, oferecido pelas lavanderias express, é atrativo, justamente por estas características, para o franchising. 

Para Assis, “a não necessidade de ter funcionários atuando no local e a fácil gestão da operação, possibilitando que o investidor possa ter outros investimentos em paralelo e até trabalhos formais” são elementos que pesam a favor deste modelo de lavanderia para aqueles que desejam abrir franquias neste mercado. “Neste formato, a loja ‘trabalha sozinha’, sendo possível faturar durante 24 horas por dia”, diz ele.

Além do aquecimento do franchising no setor de Limpeza e Conservação no âmbito da movimentação financeira no primeiro semestre de 2022, outros dados da ABF sobre o segmento indicam um cenário fértil. Neste período, houve um acréscimo de 8,1% no número de operações em relação ao igual período do ano anterior, mesmo índice referente à variação entre o espaço de tempo compreendido entre o segundo trimestre de 2021 e o primeiro trimestre de 2022 com os doze meses imediatamente anteriores.

Para mais informações basta acessar: http://seldlavanderia.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Tecnologia antiga resiste e se mantém essencial em empresas

Utilizado em campanhas de marketing, notificações e segurança, o SMS oferece um canal de comunicação…

19 horas ago

Dubai Future Foundation publica relatório especial “Global 50” sobre a juventude antes da Cúpula da ONU

Elaborado com contribuições de especialistas internacionais e de especialistas estabelecidos dos Emirados Árabes Unidos, o…

19 horas ago

Além do salário: a desigualdade de gênero persiste

Ambiente de trabalho saudável, flexibilidade e oportunidades de desenvolvimento igualitárias são fatores importantes para a…

19 horas ago

Linea Alimentos lança wafer sem adição de açúcares

Biscoito é um alimento que tem penetração de 99,7% dos lares brasileiros. Marca traz versão…

19 horas ago

Famosos “gatos” de energia geram perdas econômicas

Executivo explica que as ligações clandestinas de energia geram um custo que acaba sendo repassado…

19 horas ago