Categories: noticias-corporativas

Setor de maquininhas de cartão encolhe crédito com antecipação de recebíveis para lojistas no Brasil

São Paulo – SP 27/8/2020 –

A pandemia afetou diretamente vários setores da economia, incluindo as credenciadoras de cartões. De acordo com relatório do banco UBS, estima-se que Cielo, PagSeguro e Stone terão o lucro reduzido, em média, em 36% neste ano e em 26% no ano de 2021. Isso acontecerá em decorrência do volume total de pagamento, que, provavelmente, cairá 3,2% em 2020. Antes da pandemia, a previsão era de 20,4% de alta. A recuperação deverá vir em 2021, com crescimento esperado de 20,8% aproximadamente.

Antes da pandemia, mesmo com o cenário de crise recorrente, a concorrência entre credenciadoras vinha se mostrando uma verdadeira guerra nos últimos tempos.

“Guerra” das maquininhas de cartão se intensifica nos últimos anos

A “guerra” das maquininhas de cartão diz respeito à luta acirrada entre as grandes redes, como Cielo e PagSeguro, por exemplo. Tal embate tem ficado cada vez mais concorrido como consequência do surgimento de novos players no país.

A expansão do mercado de credenciadoras de cartão, nos últimos anos, abriu espaço para empresas como: Rede, iZettle, Getnet, Sumup, Payleven, Moderninha, Mercado pago, entre diversas outras.

De acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), estima-se que até 60% de todos os pagamentos realizados serão feitos via meios eletrônicos nos próximos 5 anos. Só em 2018, as transações realizadas via cartões de débito tiveram alta de 13,6%, enquanto aquelas via crédito aumentaram 14,6%.

Mesmo com a crise dos últimos anos, o ritmo de crescimento se manteve acima de dois dígitos em todos os canais.

Contexto na pandemia: maquininhas encolhem crédito com antecipação de recebíveis

A guerra das maquininhas de cartão, provavelmente, sofrerá impacto e será provisoriamente pausada pela pandemia de covid-19. No atual cenário que o país enfrenta, lojas de praticamente todos os setores estão com dificuldades para vender, o que forçou o ramo de pagamentos a repensar estratégias.

Em resposta ao atual cenário, o presidente da gigante Cielo afirmou que a companhia irá reduzir o subsídio fornecido para a venda de maquininhas de cartão, valor que se mantinha a R$ 350. Ele justificou a ação com o número de vendas de 2019, por volta de 1,5 milhão de maquininhas, alegando que, neste ano, a empresa venderá bem menos. Além disso, reforçou que a Cielo não está disposta a continuar subsidiando tais vendas.

Concessões de crédito por antecipação de recebíveis caíram mais de 60% em abril

O Banco Central divulgou dados mostrando queda de mais de 60% nas concessões de crédito por antecipação de recebíveis em abril na comparação com o mês anterior, totalizando R$ 11,9 bilhões, o pior patamar desde 2018. A antecipação de recebíveis diz respeito às vendas feitas via cartões de crédito, que, geralmente, demorariam 30 dias para liberar o dinheiro. Tal valor, no entanto, pode ser antecipado com a empresa da maquininha de cartão mediante pagamento de uma taxa.

A antecipação encolhe, neste momento, devido à queda nas receitas dos lojistas durante a pandemia. No caso, como a estimativa é de que os gastos do consumidor permaneçam fracos por causa do isolamento social, as credenciadoras se veem indispostas a antecipar os recebíveis.

Plataforma de gestão financeira auxilia empresas a lidar com o encolhimento de crédito

Em um cenário de incertezas, e mediante o contínuo encolhimento do setor de maquininhas de cartão, é importante contar com apoio de plataforma de gestão financeira que realize conciliação de cartão de crédito.

A Loopa pode auxiliar varejistas por meio do controle de todos os recebíveis de cartões, de crédito e débito, garantindo total transparência ao negócio, além de oferecer serviços de adquirência, conciliação de cartão de crédito e de conciliação bancária, especialmente durante a crise.

A Loopa oferece soluções das mais diversas, como: experiência digital integrada, com ambiente acessível, seguro e intuitivo; análise de fluxo bancário, com gestão de vendas e recebíveis para tornar a administração da empresa mais otimizada; conciliação com adquirente, fazendo a análise das taxas e negociação de valores com as operadoras; inteligência comercial, realizando comparação para encontrar a operadora mais adequada; e monitoramento de prazos, visando verificar se as operadoras estão cumprindo os prazos acordados.

Ao navegar pelo site, é possível conhecer mais sobre as soluções da plataforma de gestão financeira Loopa.

Website: https://www.loopa.digital/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Bitget está entre as 3 principais bolsas de criptomoedas para operação de futuros no relatório de novembro

VICTORIA, Seychelles, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, líder em bolsa de criptomoedas e…

2 dias ago

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

2 dias ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

2 dias ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

2 dias ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

2 dias ago