Categories: Comunicação

Setores adotam sistema de filtragem de água como recurso sustentável

Responsáveis por 22% do consumo dos recursos hídricos do planeta terra, o setor industrial tem investido cada vez mais em soluções sustentáveis. No Brasil, a cada R$1,00 adicionado no Produto Interno Bruto (PIB) pelas indústrias, são utilizados em média 6,3 litros de água, segundo um estudo divulgado pelo IBGE junto com a Agência Nacional de Águas (ANA), com base em dados de 2017. 

Com isso, o sistema de filtragem de água industrial, projetado para atender as necessidades do ciclo de produção, tornou-se um aliado na redução de gastos por meio da otimização do consumo e a possibilidade de utilização da água de reuso.  

De acordo com o gerente da empresa especializada em equipamentos para tratamento e filtragem Asstefil, Fábio de Oliveira, o setor industrial depende do uso da água para diversas funcionalidades. “Entre as atividades que dependem desse recurso, pode-se destacar: resfriamentos, lavagens de peças ou produtos, limpeza do chão de fábrica, necessidades de higiene dos funcionários, além do complemento de substâncias químicas”, afirma o especialista em tratamento de água e filtragem.

Oliveira também explica que alguns setores dependem diretamente do sistema de filtragem de água industrial para o funcionamento de uma cadeia produtiva. “A água é um componente importante para muitos processos industriais que dependem do elemento para dissolução de componentes químicos, extração de substâncias entre outras atividades que exigem uma solução pura para obter os melhores resultados”, diz. 

Porém, reforça que esse é um processo que exige expertise e atenção. “É fundamental que toda a filtragem da água seja realizada de maneira responsável e por meio dos métodos adequados. Assim, é possível garantir o resultado esperado não só no que diz respeito ao aumento da produtividade, como também de legislação”, afirma Fábio de Oliveira. 

Para que não haja interferência nos resultados dos processos industriais, os sistemas de filtragem são essenciais para que a água usada esteja livre de contaminantes, como sedimentos, sais minerais, compostos químicos ou até mesmo microrganismos como vírus, fungos e bactérias. “Essa demanda contribui para o desenvolvimento de soluções específicas de filtragem, voltada para cada tipo de atividade industrial”, avalia o profissional.

A mesma preocupação deve se estender para o reuso de água industrial, para evitar que resquícios de processos anteriores não causem nenhum tipo de acidente. “Além da economia, o tratamento da água industrial contribui para a redução de resíduos químicos e contaminantes despejados no meio ambiente e ajudam na preservação dos recursos hídricos do planeta”, finaliza o gerente da Asstefil.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Adoçantes culinários não são todos iguais

Entender a diferença entre eles pode ajudar em melhores escolhas na hora de preparar uma…

14 horas ago

Brasil e Portugal se unem em projeto educacional

Iniciativa internacional promove desenvolvimento científico e aproxima estudantes dos dois países da pesquisa espacial

14 horas ago

Setor de franquias registra alta de 12,8% no faturamento

Entre os segmentos analisados em pesquisa da ABF, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Alimentação – Food…

14 horas ago

Workshop ABRH-PR abordará a IA na resolução de problemas do RH

Evento será na FESP com o professor Don Louro, especialista em Inteligência Artificial, e Kauane…

14 horas ago

Prevent Senior deixa de comercializar planos de saúde no Rio

Baixa rentabilidade no Rio de janeiro ocasionou a decisão; Hugo Victor, responsável pela Canal Life,…

14 horas ago

Dotz registra primeiro lucro líquido desde o IPO

Com o crescimento de Techfin e a consolidação da frente de Loyalty, companhia atingiu mais…

14 horas ago