Categories: noticias-corporativas

Sistema de reconhecimento de face cresce na pandemia

São Carlos/SP 10/5/2021 – o reconhecimento facial tem ganhado espaço devido à praticidade, assertividade, segurança, rapidez e eliminação de qualquer tipo de toque em superfícies.

A pandemia causada pelo novo Coronavírus expandiu o uso de diversas tecnologias digitais, que já estavam sendo desenvolvidas, mas que antes eram vistas apenas como métodos complementares.

Contudo, devido ao risco de perdas financeiras significativas com o fechamento do comércio, as resistências encontradas em setores mais tradicionais foram caindo. E, portanto, implementando novos recursos digitais que têm tornado possível a movimentação de diversas atividades.

Uma dessas tecnologias é o reconhecimento facial, que tem ganhado espaço devido à praticidade, assertividade, segurança, rapidez e eliminação de qualquer tipo de toque em superfícies.

Crescimento impulsionado por recursos baseados em softwares e FaceID

A biometria facial começou a ser utilizada no processo de originação de cadastro. Mas tende a ganhar mais espaço, de maneira rápida, para a validação de transações financeiras. Os números são tão positivos que há potencial para se consolidar como um dos principais métodos de pagamento no mercado.

É o que ilustra um estudo recente – publicado pela Juniper Research – que aponta que o número de usuários da tecnologia de reconhecimento facial, à base de softwares para pagamentos, será de 1,4 bilhões no mundo em 2025.

No ano de 2020, o estudo verificou 671 milhões de usuários, o que mostra um crescimento rápido de 120%. Esse crescimento é alimentado por poucas barreiras, já que sua precondição é o uso de uma câmera frontal e um software apropriado. Além disso, a pesquisa identificou que a implementação do FaceId pela Apple foi um fator impulsionador para ampliar o crescimento no mercado.

Mercado aquecido para fornecedores de soluções de biometria facial

A utilização de reconhecimento facial, no Brasil, começou com trâmites de análise de crédito e fintechs, seguidas de bancos digitais, que abraçaram a tecnologia para a abertura de contas.

Entretanto, algumas startups já estão desenvolvendo aplicações para o varejo, com propósito de difundir ainda mais os pagamentos através da biometria facial. A tendência é que o método seja usado em grandes lojas e bancos. Outra área que tem obtido benefícios com o reconhecimento facial é a segurança, tanto para empresas como em prédios e condomínios.

A validação por biometria facial ajuda no sistema de controle de acesso, logo na entrada desses locais. Nos condomínios, tem proporcionado facilidade para moradores, funcionários e prestadores de serviço, controlando também a entrada de visitantes que podem ter suas características faciais registradas, caso frequentem o local sempre.

Para as empresas, o reconhecimento facial tem sido aliado na segurança de espaços físicos e dados sigilosos. Sem falar, que essa ferramenta tem desempenhado papel positivo para marcação de ponto, mesmo em home office ou em locais sem acesso à internet.

Dessa forma, esse tipo de registro de ponto facilita ainda o trabalho de funcionários de RH, com atualizações de geolocalização e recursos que facilitam no fechamento da folha mensal. Semelhantemente, os aeroportos de Salvador e Florianópolis passaram a utilizar esse método para facilitar o processo de check-in. O que evita aglomerações nas filas e contato físico no embarque.

As soluções com o sistema de reconhecimento de face vão dominar o mercado?

Por certo, as possibilidades de uso do reconhecimento facial não têm limitações. Então, é uma questão de tempo para que todas as empresas comecem a sentir a necessidade de acompanhar essa inovação. Até porque, além da facilidade, a tecnologia proporciona o retorno ao mundo físico com muito mais segurança.

Entretanto, é fundamental que as organizações se preocupem com implantações seguras, por meio do uso de tecnologia de ponta de reconhecimento facial. Além disso, elas precisam estar em conformidade e à prova de fraudes. No site da Gryfo há mais informações sobre essa solução.

Website: https://gryfo.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

18 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

18 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

18 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

18 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

18 horas ago

Entidades lançam manifesto a favor da pauta ASG na graduação

Objetivo é conscientizar as faculdades de administração e gestão sobre a importância de incluírem, em…

18 horas ago