Categories: noticias-corporativas

Sistema de reconhecimento de face cresce na pandemia

São Carlos/SP 10/5/2021 – o reconhecimento facial tem ganhado espaço devido à praticidade, assertividade, segurança, rapidez e eliminação de qualquer tipo de toque em superfícies.

A pandemia causada pelo novo Coronavírus expandiu o uso de diversas tecnologias digitais, que já estavam sendo desenvolvidas, mas que antes eram vistas apenas como métodos complementares.

Contudo, devido ao risco de perdas financeiras significativas com o fechamento do comércio, as resistências encontradas em setores mais tradicionais foram caindo. E, portanto, implementando novos recursos digitais que têm tornado possível a movimentação de diversas atividades.

Uma dessas tecnologias é o reconhecimento facial, que tem ganhado espaço devido à praticidade, assertividade, segurança, rapidez e eliminação de qualquer tipo de toque em superfícies.

Crescimento impulsionado por recursos baseados em softwares e FaceID

A biometria facial começou a ser utilizada no processo de originação de cadastro. Mas tende a ganhar mais espaço, de maneira rápida, para a validação de transações financeiras. Os números são tão positivos que há potencial para se consolidar como um dos principais métodos de pagamento no mercado.

É o que ilustra um estudo recente – publicado pela Juniper Research – que aponta que o número de usuários da tecnologia de reconhecimento facial, à base de softwares para pagamentos, será de 1,4 bilhões no mundo em 2025.

No ano de 2020, o estudo verificou 671 milhões de usuários, o que mostra um crescimento rápido de 120%. Esse crescimento é alimentado por poucas barreiras, já que sua precondição é o uso de uma câmera frontal e um software apropriado. Além disso, a pesquisa identificou que a implementação do FaceId pela Apple foi um fator impulsionador para ampliar o crescimento no mercado.

Mercado aquecido para fornecedores de soluções de biometria facial

A utilização de reconhecimento facial, no Brasil, começou com trâmites de análise de crédito e fintechs, seguidas de bancos digitais, que abraçaram a tecnologia para a abertura de contas.

Entretanto, algumas startups já estão desenvolvendo aplicações para o varejo, com propósito de difundir ainda mais os pagamentos através da biometria facial. A tendência é que o método seja usado em grandes lojas e bancos. Outra área que tem obtido benefícios com o reconhecimento facial é a segurança, tanto para empresas como em prédios e condomínios.

A validação por biometria facial ajuda no sistema de controle de acesso, logo na entrada desses locais. Nos condomínios, tem proporcionado facilidade para moradores, funcionários e prestadores de serviço, controlando também a entrada de visitantes que podem ter suas características faciais registradas, caso frequentem o local sempre.

Para as empresas, o reconhecimento facial tem sido aliado na segurança de espaços físicos e dados sigilosos. Sem falar, que essa ferramenta tem desempenhado papel positivo para marcação de ponto, mesmo em home office ou em locais sem acesso à internet.

Dessa forma, esse tipo de registro de ponto facilita ainda o trabalho de funcionários de RH, com atualizações de geolocalização e recursos que facilitam no fechamento da folha mensal. Semelhantemente, os aeroportos de Salvador e Florianópolis passaram a utilizar esse método para facilitar o processo de check-in. O que evita aglomerações nas filas e contato físico no embarque.

As soluções com o sistema de reconhecimento de face vão dominar o mercado?

Por certo, as possibilidades de uso do reconhecimento facial não têm limitações. Então, é uma questão de tempo para que todas as empresas comecem a sentir a necessidade de acompanhar essa inovação. Até porque, além da facilidade, a tecnologia proporciona o retorno ao mundo físico com muito mais segurança.

Entretanto, é fundamental que as organizações se preocupem com implantações seguras, por meio do uso de tecnologia de ponta de reconhecimento facial. Além disso, elas precisam estar em conformidade e à prova de fraudes. No site da Gryfo há mais informações sobre essa solução.

Website: https://gryfo.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Consumo de livros deve aumentar em 2,5% até 2026 no Brasil

Mesmo com o avanço da era digital, o Brasil tem ganhado cada vez mais notoriedade…

9 horas ago

Seguro de responsabilidade civil tranquiliza advogados

O Seguro de Responsabilidade Profissional: tranquilidade para Advogados é uma maneira de proteger o profissional…

10 horas ago

Best Practice Day retorna ao Brasil em 18 e 19 de junho

Entregar produtos e serviços dentro do prazo, com alta qualidade e baixos custos é o…

10 horas ago

Bit Trainers é eleito melhor aplicativo de bem-estar

O aplicativo Bit Trainers, da empresa Bit Heath - que atua com produtos digitais no…

10 horas ago

Cuidados que devem ser tomados ao negociar precatório

Em 2024 foram direcionados mais de R$93 bilhões para o pagamento de precatórios pela União.…

10 horas ago

Integração com aplicativos modeniza cobranças digitais

No cenário dinâmico das relações comerciais em que a inadimplência é uma preocupação constante para…

11 horas ago