Site lança repórter-robô para monitorar agilidade do STF

Idealizado por Felipe Recondo e desenvolvido por Guilherme Duarte, diretor de conteúdo e cientista de dados do site Jota, respectivamente, Rui é um robô que monitora o Supremo Tribunal Federal (STF)

O Jota, site especializado na cobertura de temas ligados às instituições públicas, apresenta ao mercado Rui, um robô feito para monitorar o tempo que o STF leva para julgar processos. A ferramenta acompanha os principais as principais tramitações no STF e emite alerta automático quando ficam muito tempo sem movimentação.

A ferramenta desenvolvida pelo Jota faz com que o robô monitore os processos e envie mensagens automática via Twitter quando os trâmites fazem aniversário ou completam períodos específicos sem movimentação. As informações enviadas por Rui podem ser vistas por qualquer internauta no perfil @ruibarbot no micro blog e podem servir como base para pautas desenvolvidas por jornalistas.

“Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) são dotados de um poder soberano e praticamente imune de controle social: o poder de manobrar o tempo. Sendo o Supremo um tribunal de estratégias e marcado por individualidades, este controle da inércia ou da ação é usado por cada um dos ministros conforme suas preferências ideológicas, circunstâncias internas e externas (mais ou menos favoráveis à posição que esperam vencedora), avaliações de impactos da decisão (social, econômico, político) ou de acordo com o resultado almejado. O tribunal, que vive permanentemente uma crise de números, usa o volume excessivo de processos como cobertura para justificar ou acobertar suas escolhas”, comentam os responsáveis por Rui no lançamento da ferramenta.

Os criadores do Rui informam ainda que a imprensa e a opinião pública acompanham o Supremo em movimento, como se esta fosse a regra. “A inércia é mais presente no STF do que o movimento, os processos parados são infinitamente mais numerosos do que os processos julgados. O plenário do Supremo julga, em média, 2,45 processos por sessão e contabiliza 989 processos na pauta, portanto, prontos para serem decididos. Com estatísticas como estas, acompanhar o Supremo por suas inações é tarefa primordial”.

Durante o lançamento da tecnologia Rui, o projeto jornalístico Jota afirma que “cumpre sua missão de trabalhar pela transparência do Judiciário e pela melhoria da sociedade a partir do jornalismo de qualidade” ao disponibilizar a ferramenta.

Para acompanhar o monitoramento, basta seguir o perfil @ruibarbot no Twitter.”

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

19 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago