Categories: noticias-corporativas

Smartphones e Apps são ferramentas de gerenciamento de ativos?

Rio de Janeiro 2/12/2020 – Pensar na gestão de ativos na tentativa de aumentar sua vida útil pode ser uma tarefa árdua.

Hoje, as novas gerações (Millennials e Geração Z) e as não tão novas (Baby Boomers e Geração X) estão cada vez mais familiarizadas com o uso de smartphones e a grande variedade de aplicativos móveis que facilitam muitas tarefas diárias, tais como: comunicar-se com amigos, comprar produtos online, ouvir música, controlar dispositivos remotamente (casa inteligente) e milhares de outras formas que existem de aproveitar os smartphones.

Por isso, é lógico pensar que o uso desse tipo de tecnologia seja aplicado em áreas como gestão e manutenção de ativos. Pelo impacto positivo que pode ser alcançado em termos de otimização de tempos e níveis de resposta por parte das pessoas, na obtenção ou transmissão rápida de informação sobre o seu património, face às diferentes alterações e eventualidades que os podem afetar.

Pensar na gestão de ativos na tentativa de aumentar sua vida útil pode ser uma tarefa árdua pois envolve múltiplas tarefas, junto com o monitoramento constante para detectar possíveis falhas, atribuir recursos, gerar relatórios, entre muitas outras tarefas implícitas na gestão de ativos. É por isso que atualmente existem ferramentas como o Fracttal (Software de gestão de ativos e Manutenção, CMMS) cujo objetivo principal é facilitar estes procedimentos, tornando mais leves os processos que levam a uma gestão de sucesso, ao complementar a ferramenta principal na sua versão web, com o uso de aplicativos móveis, como extensão da versão principal, agregando assim um alto valor em termos de agilidade e experiência do usuário.

Dentre os benefícios da integração do uso de aplicativos móveis em um CMMS para gerenciamento e manutenção de ativos, destacam-se:

1. Informação na ponta dos dedos: escaneamento de QR codes do equipamento, por meio da câmera do celular, para ter acesso às informações dos ativos, como dados históricos. Geração de solicitações de trabalho de forma rápida e simples, assim como tarefas podem ser planejadas, que serão atribuídas como ordens de serviço.

2. Monitoramento e controle: manter um registro atualizado e detalhado da gestão da empresa em todos os momentos através do dispositivo móvel, juntamente com o acompanhamento das necessidades de cada membro da equipe, para gerenciar as ordens de serviço, bem como o registro de tarefas concluídas e pendentes.

3. Avaliação presencial: com o uso do aplicativo mobile, os técnicos podem ser avaliados instantaneamente, solicitando a assinatura e qualificação presencial de quem validou o trabalho realizado.

4. Gerenciar ordens de serviço: com o uso do aplicativo móvel, todos os usuários envolvidos na execução de ordens de serviço podem ter todas as atividades atribuídas a eles de forma ordenada e verificar seu status.

5. Facilita o preenchimento de fichas: com o uso de dispositivos móveis, o pessoal técnico pode gerenciar e preencher todos os campos das ordens de serviço de forma rápida e limpa, sem a necessidade de usar papel e lápis.

6. Capturar rotinas de trabalho em todos os momentos: com a utilização de dispositivos móveis, podem ser estabelecidos planos de manutenção, onde a realização de fotos antes e depois da intervenção do bem é solicitada como requisito obrigatório, para ter melhor rastreabilidade e gerar relatórios mais detalhados.

7. Trabalho em locais com pouca cobertura: ao utilizar o aplicativo móvel, pode-se utilizar o modo Off-Line que permite selecionar quais ordens de serviço são realizadas sem conexão com a internet, sendo esta informação momentaneamente registrada na memória do aparelho, que então pode ser sincronizado com a nuvem, quando o técnico tiver uma conexão estável com a internet.

Estas e muitas outras são as razões pelas quais a cada dia mais empresas se inclinam para a utilização e aquisição de dispositivos móveis para o pessoal técnico de manutenção e execução das atividades diárias, tornando os dispositivos móveis em ferramentas essenciais na gestão da manutenção bem-sucedida.

 

Website: https://www.fracttal.com/pt/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Innovation Squad: programa leva novas soluções para empresas

Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…

16 horas ago

Empreendedoras são maioria em serviços, comércio e indústria

Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…

16 horas ago

ADI 5322 altera regras de trabalho dos caminhoneiros

O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…

16 horas ago

Mudança na Lei dos Caminhoneiros pode impactar regra laboral

ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…

16 horas ago

Despedidas: sepultamento e cremação possuem diferenças

Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…

16 horas ago

INSS: afastamento por saúde mental cresce 38% em um ano

Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…

16 horas ago