SMS, revista impressa, newsletter: os canais zumbis de conteúdo ainda funcionam

Canais zumbis de conteúdo são aqueles que já foram decretados mortos — muitas vezes, inclusive — por especialistas quando, na verdade, eles ainda respiram e por vezes estão até bem de saúde.

Alguns exemplos de canais zumbis são:

  • SMS;
  • E-mail marketing
  • Newsletter online;
  • Mala direta impressa;
  • Revista impressas.

Em uma conversa com a Paula Sartorato, gerente de marketing da Coloplast, foi possível verificar que essas mídias ainda têm muita utilidade.

O SMS, por exemplo “ainda faz sentido, para alguns segmentos e tipos de públicos. O SMS ainda é bastante utilizado, está mais acessível, economicamente, hoje em dia, e é uma ferramenta que sabemos que a mensagem vai chegar ao seu destino”.

Dependendo da estratégia e do público-alvo, ainda vale a pena utilizar esse canal zumbi — para alcançar pessoas desconectadas, por exemplo, já que o número de smartphones no País tem crescido bastante.

Hoje, o país soma quase 430 milhões de dispositivos digitais em uso segundo a FGV. Sinal que pode levar a crer que muitos preferem canais de comunicação no próprio celular, por exemplo, ao e-mail.

Mas não é bem assim: ainda que o marketshare de computadores tenha caído 29%, entre 2019 e 2020, e o de celulares, aumentado 29% no mesmo período, o uso do e-mail pode ser repensado para se readaptar às novidades e novas tendências, pois ainda o utilizamos com frequência. Por exemplo: mais de 60% das pessoas abrem os e-mails diretamente no celular segundo dados da Adestra.

Por outro lado, a mídia impressa ainda tem a sua relevância. E vimos isso bem recentemente com a Netflix, que, após a conquista do Oscar de Melhor Filme por Roma, decidiu desenvolver uma publicação premium para dialogar melhor com Hollywood e posicionar-se, cada vez mais, como uma produtora de conteúdo, e não só uma plataforma de streaming.

Os canais zumbis foram temas da 256ª do Podcast-se, que foi ao ar em setembro de 2020 — e que você ouve abaixo.

O Podcast-se é o podcast oficial do Grupo Comunique-se. Está no ar há mais de três anos e já quase 300 episódios no ar. Figura entre os top-10 podcasts de Marketing do Brasil segundo o ranking de audiência do Chartable. Está disponível nas principais plataformas, como SpotifyApple PodcastsGoogle Podcasts e outras.

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Cassio Politi

Já foi editor e diretor de conteúdo do Comunique-se, além de ombudsman do Portal. Atualmente, dirige os cursos do C-se e é o responsável pelo Podcast-se, que figura entre os top-10 podcasts de marketing do País de acordo com o Chartable. Escreveu o primeiro livro em português sobre content marketing. Em 2015, foi eleito pela Digitalks o profissional do ano em content marketing no Brasil. É, desde 2014, o único brasileiro a compor o seleto júri do Content Marketing Awards, o principal prêmio do mundo na categoria. Por sua empresa, a Tracto, presta consultoria ou produz conteúdo para empresas de variados portes no Brasil e na América Latina, incluindo multinacionais. Apresentou alguns de seus cases em eventos nos Estados Unidos. Está no Hall da Fama do Content Marketing World, em Cleveland, do qual participa anualmente desde 2012.

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