A semana começou com novidade na programação da Rádio Roquette-Pinto. Desde a manhã desta segunda-feira, 22, a emissora pública leva ao ar um programa voltado exclusivamente ao público do interior fluminense, o ‘Giro RJ’.
O mais novo programa do veículo de comunicação que carrega em seu nome a memória do educador e comunicador Edgar Roquette-Pinto é transmitido em parceria com emissoras espalhadas pelo interior do Rio de Janeiro. No ar de segunda a sexta, a partir das 8h, o produto jornalístico tem apresentação de Gabriela Hilario, ex-BandNews FM.
O ‘Giro RJ’ é só mais uma das novidades protagonizadas pela Rádio Roquette-Pinto em 2021. Com Thiago Gomide no cargo de diretor-presidente desde 5 de janeiro, a primeira mudança da emissora foi voltar ao seu nome de origem — que na gestão anterior foi deixado de lado para destacar como marca a frequência 94 FM.
Fora o nome, Gomide tem reforçado o núcleo jornalístico da emissora pública. Dessa forma, contratou o experiente repórter Che Oliveira e deu a oportunidade da conceituada jornalista Ermelinda Rita, ex-CBN, estrear na mídia como apresentadora.
Para além do núcleo noticioso, o início da gestão de Thiago Gomide já conta com a presença do cantor Toni Platão como diretor artístico. E reforço também na programação em si. Já em março, o veículo radiofônico estreou atração sobre livros, com o publicitário Lula Vieira na apresentação.
Em contato com o Comunique-se, Thiago Gomide destaca que essas são apenas as primeiras atividades implementadas pela Roquette-Pinto em sua nova fase. Valorizando o jornalismo e a parte artístico-cultural da rádio, ele reforça o compromisso com a parte educacional. Assim, pontua que, ao seu ver, uma emissora pública “tem que abrir espaço para a educação”.
Missão essa que se dará em algumas frentes, explica. Uma é contar com parcerias, como as ainda a serem implementadas com o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e o Tribunal de Justiça local, que irão explicar determinados assuntos para o ouvinte. Nessa parte, até o Consulado da Espanha participará na produção de conteúdo, ajudando a contar algumas curiosidades que unem o país ibérico à Cidade Maravilhosa.
Para Gomide, parcerias também são bem-vindas para ajudar a dar voz a quem não tem espaço na mídia tradicional. Com esse pensamento, a emissora deverá contar, em breve, com mais duas novas atrações em sua grade. A primeira, o ‘Som da Rua’, fará artistas da rua terem a oportunidade de cantar no estúdio da Roquette-Pinto. A segunda, ainda sem nome definido, será dedicada a contar o que ocorre nas comunidades espalhadas pela capital fluminense e pelo interior do Rio de Janeiro.
“Acredito numa comunicação que possa caminhar com a educação”, enfatiza o diretor-presidente da emissora pública de rádio baseada no Rio de Janeiro. “Também precisamos prestar serviços”, conta o comunicador-gestor.
De acordo com Thiago Gomide, a prestação de serviços não se resume a estruturar conteúdo que seja de relevância para o dia a dia do ouvinte. Ele defende, por exemplo, que essa atitude precisa começar de dentro para fora da rádio. Ou seja: prestar auxílio, como capacitação e desenvolvimento profissional, para os próprios colaboradores.
Na prática, essa estratégia começa quando funcionários de outra função ganham vez no comando da programação. É o que ocorre, por exemplo, com Cláudia Barcellos. Oficialmente operadora de rádio, ela tem a chance de comandar o seu próprio programa na faixa vespertina do veículo de comunicação.
Tal ação também passa por estudantes. Gomide reforça a intenção de transformar a Roquette-Pinto em local que possa ser desfrutado por estudantes de comunicação. Assim, além de determinados materiais e jovem profissionais serem aproveitados pela emissora, o trabalho ajudará a preparar universitários para o mercado de trabalho.
Por falar em mercado de trabalho, Thiago Gomide segue ativo para além da gestão da Rádio Roquette-Pinto, onde chegou até a trabalhar como pintor em pleno fim de semana, conforme divulgou em suas redes sociais. Na imprensa, segue à frente da coluna ‘Coisas do Rio’, do jornal O Dia. No âmbito educacional, trabalha como professor em colégio particular do Rio de Janeiro, onde leciona disciplinas ligadas à comunicação e à história — história, algo que ele está construindo no comando da tradicional emissora radiofônica.
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…