Esses dias estava conversando com uma amiga que, como muita gente – eu incluída -, está se aproximando da casa dos 30 e se questionando sobre o que faz todos os dias de sua vida.
Eu também estou enfrentando essa tal “busca pelo propósito” (sem querer desmerecê-la com as aspas, ela é importantíssima!) desde o fim do ano passado. Pedi demissão de um emprego 40h semanais, das 10h às 19h, dentro de um escritório. O que isso acarretou? Bem, zilhões de coisas, inclusive algumas preocupações e MUITOS questionamentos.
Mas também acarretou, talvez, a coisa que eu mais precisasse para procurar o que realmente me faz feliz em termos laborais: TEMPO. Tempo para ouvir os outros. Jogar conversa fora na mesa do bar e, por que não, no WhatsApp. Tempo para ler mais – qualquer coisa, romances, notícias, meu feed no Instagram – e, portanto, SABER um pouco mais. Tempo para sair por aí, conhecer melhor minha cidade e algumas outras. Em suma, tempo para me permitir DESACELERAR.
E não é que com isso vieram alguns insights? Em especial a troca com as pessoas tem sido riquíssima. Logo eu que sempre quis manter uma distância segura do WhatsApp venho travando conversas profundas pelo app, refletindo sobre temas complexos que eu não pensava tanto a respeito antes, como o preconceito em todas as suas formas horrendas. Eu acordei.
Se eu já encontrei o meu propósito? Claro que não. Como disse, são muitos insights para examinar, explorar, descobrir quais realmente levar adiante e quais deixar irem embora – para o universo ou para outra pessoa, aquela ali listada nas suas conversas mais recentes, que pode estar precisando de um deles, vai saber. Se posso dar um conselho, então? Dê-se tempo, dê-se ÓCIO, da espécie criativa e da espécie “só quero descansar”, assim que possível. E veja o que acontece.
Jéssika Morandi. Jornalista autônoma. Formada em Jornalismo pela ECA-USP, já trabalhou na Editora Abril e Editora Manchete, além de colaborar com o UOL e a Folha de S. Paulo. Foi coordenadora de conteúdo da agência Press Works por três anos e, atualmente, dedica-se ao marketing digital e de conteúdo.
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente
Integrado aos Centros Nacional Inn de Convenções, Hotel Village Inn oferece infraestrutura que acomoda até…