Rio de Janeiro, RJ 28/4/2020 – O normal é fazer um DDS todos os dias, antes de começar o expediente
O DDS, importante sigla no ramo da segurança do trabalho , é melhor definido como um método de disseminação de conhecimento. Pedro Ghiatã, sócio-diretor da Infotec Brasil, pontua que a sigla significa Diálogo Diário de Segurança por conta de seu grande potencial de melhorar a comunicação interna de uma empresa: “Ele serve para espalhar o conhecimento útil entre os funcionários. Assim, é uma forma de compartilhar instruções, dados e informações que melhorem a conduta dos trabalhadores e ajudem a contribuir para a construção de um ambiente de trabalho mais seguro.”
O DDS surgiu na década de 90, e desde então se tornou uma medida preventiva fundamental para contribuir para práticas mais seguras dentro de qualquer corporação. “O normal é fazer um DDS todos os dias, antes de começar o expediente,” afirma Ghiatã. “Esses diálogos não são longos. Na prática, eles tendem a durar de 10 a 15 minutos, no máximo.”
No entanto, mesmo sendo rápidos, os DDSs podem trazer muitos benefícios para a empresa que os emprega, de acordo com o sócio-diretor. “A primeira vantagem que eles trazem é a disseminação de informação, o que contribui para a prevenção de acidentes. Afinal, um trabalhador informado sabe como agir para evitar incidentes desagradáveis, e, quando há um imprevisto, sabe lidar com ele de forma segura,” pontua Pedro Ghiatã.
Mas as vantagens não param por aí, do ponto de vista dele. “Também existe outro lado, que não é muito reconhecido mas faz muita diferença, que é a questão da união da equipe. Um DDS melhora muito esse quesito. Ele estimula a interação entre os trabalhadores, o que faz com que os funcionários se conheçam, estabeleçam uma dinâmica. Isso acaba gerando um ambiente mais agradável de trabalho, o que é ótimo para a produtividade. Por fim, ele também contribui para um maior senso de responsabilidade por parte da equipe, coisa que influencia muito na prevenção de acidentes e no cumprimento das medidas de segurança.”
Sobre a Infotec Brasil
A Infotec Brasil é especialista em terceirização de serviços e soluções de BPO para grandes indústrias e empresas há mais de 30 anos. Com expertise no mercado de óleo, gás e energia, a empresa tem mais de 2000 colaboradores e cinco filiais em todo o Brasil. Buscando sempre a excelência operacional, a Infotec atua em projetos de grande porte no território do país inteiro.
Website: http://infotecbrasil.com.br/