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Soft skills são essenciais para a formação de profissionais na indústria 4.0

São Paulo, SP 25/9/2020 –

Por causa do avanço das novas tecnologias, como a Inteligência Artificial e a robótica, o papel do profissional tem se modificado. Nesse cenário, habilidades humanas como criatividade, comunicação assertiva e equilíbrio emocional se tornam cada vez mais essenciais dentro e fora do ambiente corporativo.

Apesar da robotização de alguns processos, o fator humano e um conjunto sólido de soft skills são fundamentais para o atual cenário profissional. Afinal, por mais avançado e tecnológico que seja, um robô dificilmente será capaz de exprimir empatia e exercer um papel de liderança, por exemplo.

Esse assunto foi pauta do Fórum Econômico Mundial, realizado em janeiro desse ano na Suíça, apontando em seu relatório de “Tendências de Talentos Globais” que 80% dos profissionais de Recursos Humanos consideram as soft skills cada vez mais importantes para o sucesso das empresas.

Ainda de acordo com levantamento feito pela Page Personal, 9 de cada 10 profissionais contratados pelo perfil técnico são demitidos por questões comportamentais relacionadas a ausência de soft skills. Para mudar esse cenário, as empresas precisam investir no desenvolvimento de seus profissionais e suas habilidades comportamentais.

Desenvolvimento das soft skills
Visando democratizar o acesso a conteúdo altamente relevante para a capacitação profissional em soft skills, a Walk Skills é uma plataforma educacional 100% digital que surgiu como alternativa para que empresas desenvolvam seus colaboradores.

A ideia da Walk Skills surgiu há dois anos, quando Cleber Castro e Arnaldo Maluf Gesuele se conheceram e perceberam que tinham algo em comum: ambos já consideravam que as soft skills eram indispensáveis para potencializar resultados dentro das organizações.

Após um longo processo de pesquisa e curadoria, contando com a contribuição e consultorias de diversos especialistas em desenvolvimento profissional e cultura organizacional foram mapeadas as 17 principais soft skills para um “profissional do futuro”, agrupadas em uma trilha de aprendizado que conta com 10 cursos.

Gaya Machado, Diretora de Conteúdo, conta que toda a trilha foi desenvolvida com base em temas que estão entre os mais requisitados no mercado de trabalho. “A proposta da Walk Skills é inovadora porque reúne as melhores práticas em soft skills do mercado de trabalho com conteúdos embasados no que existe de mais atual nas principais escolas de negócios do mundo”, explica.

Transformação no aprendizado de habilidades humanas
Muito mais do que uma plataforma de educação à distância, o conteúdo da Walk Skills proporciona aos profissionais uma verdadeira imersão em materiais sobre habilidades comportamentais em formatos e linguagem diferenciados, como video quizzes interativos e ebooks. A trilha de aprendizado proporciona o desenvolvimento de habilidades em temas como:

• Empatia & Diversidade – saber se colocar no lugar do próximo e o respeito às diferenças.

• Ética & Integridade – cria uma cultura ainda mais forte, baseada na confiança, respeito e transparência.

• Liderança & Diplomacia – saber influenciar e direcionar uma equipe de maneira justa e empática, evitando conflitos e estimulando boas relações.

• Trabalho em Equipe – incentivo aos sentimentos de colaboração e respeito coletivo para garantir os melhores resultados.

A trilha de aprendizado da Walk Skills também possui o diferencial de contar com podcasts temáticos com especialistas referências em seus setores de atuação como Carla Costa (Líder de Novos Projetos Great Place to Work Portugal); Maria Odete Rabaglio (Autora e Especialista em Gestão por Competências Comportamentais) e Marcelo Nóbrega (Autor e Ex-diretor McDonald’s Brasil).

De acordo com Ruy Shiozawa, CEO no Great Place to Work Brasil, as soft skills serão essenciais também para os líderes e gestores. “Uma pessoa que aprimorar suas soft skills estará preparada para ser um bom líder que será reconhecido por estar próximo das pessoas, dialogar, ser transparente, respeitar e desenvolver os profissionais”, diz.

O profissional como protagonista em seu ambiente de trabalho
De forma prática e acessível, a Walk Skills contribui para que empresas de todos os segmentos preparem seus colaboradores, independente de cargos e hierarquias, bem como potenciais candidatos, para que todos estejam alinhados com sua cultura organizacional.

Além de habilidades técnicas, em relação as novas ferramentas de trabalho, o método insere em seu ensino o “human touch”. A junção do conhecimento teórico com as habilidades comportamentais deixará o profissional habilitado e preparado para enfrentar os desafios da indústria 4.0.

Ao finalizar a trilha da Walk Skills o usuário colaborador de uma empresa assinante tem acesso ao certificado de conclusão referente a 54h de atividades. Já para candidatos que realizam a auto inscrição na plataforma ou por meio de convite de uma empresa, podem adquirir o seu certificado por apenas R$14,90.

Cleber Castro lembra que desenvolver as soft skills também “traz dezenas de impactos positivos na maturidade deste profissional, como por exemplo perceber com mais clareza a cultura, comportamentos e atitudes esperadas dentro de uma organização”.

Arnaldo Gesuele argumenta que as habilidades comportamentais permitem que uma pessoa desenvolva a capacidade de perceber como ela se insere no espaço corporativo. “Desta forma é que se constrói a confiança para tornar-se um protagonista e isto leva a profissionais cada vez mais engajados e cada vez mais produtivos”, finaliza.

Pensando na importância de debater sobre essas habilidades comportamentais, a Walk Skills e a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) realizam em 29 de setembro, às 19h (horário de Brasília), o webinar exclusivo “Revolução 4.0 e a importância de desenvolver as Soft Skills para o profissional do futuro”.

O webinar é fruto de uma parceria entre a Walk Skills e a Fenacon. A live contará com a participação de Sérgio Approbato, atual Presidente da Fenacon, e Álvaro Taiar Jr., Sócio líder de “New Ventures and Innovation” na PwC.

Plataformas de acesso para o Webinar: https://www.youtube.com/user/FenaconInstitucional
https://www.facebook.com/SistemaFenacon

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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