Categories: Comunicação

Soprano projeta crescimento de quase R$1 bi em 2024

Prestes a completar 70 anos, a Soprano, especializada em soluções para casa e construção, mantém a preocupação em se reinventar, diversificar e investir no futuro. Um exemplo recente foi a unificação de duas unidades da marca, de Fechaduras e Ferragens e de Materiais Elétricos que, desde 2023, formam a MatCon.

Voltada para a área de materiais de construção, a fusão que compõe essa unidade marca a sinergia no mercado em que atuam. Os investimentos, girando em torno dos R$ 2 milhões, não serão somente em produção, mas também em mudanças internas, com reestruturação de equipes comerciais e de distribuição, construindo um realinhamento operacional para atender ao mercado de forma diferenciada. Em termos de adequação fabril, com remodelação de fábricas e maquinário novo, o investimento total é de aproximadamente R$ 25 milhões.

Já na unidade de Utilidades Térmicas, o foco é para a ampliação do portfólio, que conta com produtos como caixas e garrafas térmicas, entre outros. Só nas caixas térmicas é apontado um acréscimo de 15% a 20% na produção para esse ano. Até agora, os valores giram em torno dos R$ 8 milhões, voltados para novas máquinas, como injetoras e moldes.

A unidade Fotovoltaica é outro exemplo das ações de inovação da Soprano para se posicionar no mercado, atuando em segmentos diferentes, mas sempre interligados. O setor, que vem crescendo exponencialmente no país nos últimos anos, ainda tem muito potencial: “Como tínhamos a unidade de materiais elétricos, vendendo tomadas, interruptores e disjuntores, surgiu a lógica de também trabalharmos com algo que gera energia”, explica Paulo Roberto Sachett, vice-presidente da Soprano.

Com um planejamento que vai até 2030, dividido em duas fases de realização, duas das quatro unidades de negócio receberão investimentos mais fortes em um primeiro momento: MatCon e Utilidades Térmicas, com ampliação de produção, além de uma aguardada ampliação de pessoal.

De acordo com Sachett, os produtos da Soprano consistem em 50% de produção própria e 50% vindos de fornecedores estratégicos do exterior e somente montados no Brasil. “Ressalto que é possível ampliar a capacidade instalada das nossas fábricas rapidamente, para atender às demandas do mercado, o que deve acontecer nos próximos meses, principalmente no setor de construção civil. Entendemos que está se formando uma retomada dos programas governamentais e uma queda de juros, acelerando esse setor”, afirma. Segundo o vice-presidente, o faturamento para 2024 da Soprano deve chegar próximo ao R$ 1 bilhão, com projeção de crescimento de 12%.

Atualmente, a Soprano conta com cinco fábricas, sendo três delas em Farroupilha (RS), uma em Caxias do Sul (RS) e uma em Campo Grande (MS), além de três centros de distribuição, um em cada dessas cidades. 

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Chlorum Solutions integra ação educativa da Abiclor

Empresa, membro da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados, participa da iniciativa…

19 horas ago

Bares e hotéis: LTP passa a personalizar pratos e copos

Novo atendimento "LTP Barware" realiza a personalização de utensílios de vidro, cerâmica e metal para…

19 horas ago

Edoo e OTIS anunciam mais de 65 vagas de estágio técnico

A OTIS, em parceria com a Edoo, lança mais de 65 vagas de estágio técnico…

19 horas ago

Especialista compartilha dicas para pedir aumento de salário

Profissional que deseja pedir aumento de salário precisa se preparar, reunir dados e escolher o…

19 horas ago

GRTS Contábil é lançado com apoio do SESCON-SP

Nova unidade de negócios da GRTS Digital, liderada por Fernando Bueno, tem como objetivo digitalizar…

19 horas ago

Estudo aponta taxas de incontinência urinária na infância

Pesquisa publicada no Journal Pediatric Nephrology aponta que a incontinência urinária afeta uma parcela considerável…

19 horas ago