Categories: Comunicação

Tecnologia ajuda a aproximar leitores e não leitores da literatura

De acordo com a 5ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada em 2020, a média de leitura do brasileiro é de cinco livros ao ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas parcialmente. O levantamento ainda aponta que entre 2015 e 2019, a porcentagem de leitores brasileiros caiu de 56% para 52%, e 48% da população (cerca de 93 milhões de pessoas) é formada por não leitores. A pandemia de covid-19 também intensificou a mudança de atenção das páginas para as telas e outras plataformas de acesso ao mundo digital na busca por conexões sociais.

Dentro deste cenário, o Dia Nacional do Livro – comemorado em 29 de outubro, data escolhida em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810, no Rio de Janeiro – se torna marco dedicado a resgatar e incentivar o hábito da leitura. Se antes o contato com os livros se dava apenas nas bibliotecas e livrarias, hoje é possível expandir e compartilhar experiências literárias em clubes de leitura, revistas, blogs, podcasts e em redes sociais voltadas para essa temática.

Grandes instituições culturais apostam em projetos voltados para fomentar o acesso aos livros e discutir diferentes gêneros literários sem nenhum custo, utilizando tanto o ambiente virtual quanto o presencial. Um dos exemplos é a Japan House São Paulo, cuja programação mensal inclui um Ciclo de Mangá e um Clube de Leitura voltados para a literatura japonesa em geral – este último, realizado em parceria com a Revista Quatro Cinco Um, também especializada em livros. O próximo encontro virtual do Clube de Leitura JHSP acontece no dia 27 de outubro, a partir das 19h, e abordará o romance “Beleza e tristeza”, de Yasunari Kawabata. A instituição nipônica também tem a primeira temporada inteira de seu podcast dedicada à apresentação de diferentes autores, obras e estilos da literatura japonesa, dividida em oito episódios que contam com a participação de convidados como o apresentador Zeca Camargo e a tradutora Rita Kohl, entre outros. Inclusive, para os amantes dos incentivos mais tradicionais, a Japan House São Paulo possui uma biblioteca dedicada ao Japão composta por mais de dois mil títulos. Localizada no térreo, a visitação é livre e gratuita.

Já nas atividades do Clube de Leitura da Casa Mário de Andrade, os participantes são convidados a conhecer obras de cordelistas que atuam para difundir o gênero. A cada encontro, o público entra em contato com um autor convidado, que faz uma breve apresentação de sua trajetória, seguida da leitura de um de seus cordéis. Toda a programação pode ser conferida no site da instituição.

Com cerca de 369 mil seguidores apenas no Instagram, o advogado Pedro Pacífico é um dos exemplos de produtores de conteúdo que incentivam a leitura nas redes sociais, fazendo resenhas de obras lidas e até dando dicas de títulos e livrarias que visita em suas viagens. Além do perfil literário “Book.ster” que mantém há anos, Pacífico também é o criador do podcast “Daria um Livro“, no qual recebe convidados com diferentes formações para compartilhar com ele um pouco de suas relações com a leitura e também suas próprias histórias.

Assim como ele, outros influenciadores digitais vêm ganhando notoriedade por compartilharem seus gostos e dicas literárias, como é o caso do booktoker Tiago Valente e da youtuber Mell Ferraz, dona do canal “Literature-se“. Perfis como estes ajudam a diminuir as distâncias entre os não leitores e os livros, seja pela linguagem descontraída, seja pelas plataformas onde disponibilizam seus conteúdos.

Exemplos como estes reforçam o papel da tecnologia como importante aliada para facilitar o acesso e melhorar os hábitos de leitura dos brasileiros. Diante de tantas opções, formatos e possibilidades, só é preciso procurar por referências e indicações de obras nacionais ou internacionais, pesquisar o título de interesse e comprar o que mais agradar (seja físico ou digital), ou até mesmo baixá-lo gratuitamente no celular, tablet, computador ou leitores digitais – tudo graças à internet.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Evento reunirá nomes do marketing no agro nacional

Cerimônia marcará o lançamento de um anuário com cases de marketing no agro nacional e destacará as contribuições…

18 horas ago

Resistência antimicrobiana é pandemia global invisível

A resistência antimicrobiana (RAM) é um problema de saúde pública global, que ocorre quando microrganismos…

18 horas ago

Consultorias tradicionais perdem espaço para Sócio Alugado

O modelo de "Sócio de Aluguel" está ganhando espaço ao oferecer soluções personalizadas e práticas…

18 horas ago

Shoppings criam estratégias para a Black Friday

A Lumine, administradora de shopping centers em diferentes regiões do Brasil, revela expectativa de crescimento…

18 horas ago

UniFECAF EAD avança no cenário nacional com rede de polos

Marcel Gama visita Polos da UniFECAF e fala sobre o ensino a distância no Brasil

18 horas ago

FairFood lança plataforma on-line de consulta de lácteos A2

A FairFood anuncia o lançamento de uma plataforma que facilita o acesso a informações sobre…

18 horas ago