Com a necessidade cada vez maior e obrigatoriedade pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) das empresas manterem suas informações protegidas, a adaptação nas empresas tem sido muitas vezes um desafio, especialmente as que lidam com dados sensíveis, como instituições de ensino. O investimento em compliance é uma realidade no setor, que aposta em soluções tecnológicas para evitar multas.
Além de informações da empresa, escolas armazenam dados pessoais dos alunos, dos pais, acadêmicas, entre outros, o que exige uma proteção rigorosa. O uso de tecnologias está cada vez mais presente na realidade escolar e auxilia o segmento no atendimento da legislação de proteção de dados.
Com sede em Recife (PE), a Rede Damas Educacional, que tem várias unidades, incluindo uma faculdade, buscou segurança e auxílio em uma tecnologia que concentra todo o monitoramento de dados de forma centralizada. “Caso ocorra qualquer problema na rede, já aparece um alerta. O sistema também indica se tem máquinas vulneráveis, quais ameaças e o que precisamos fazer”, diz Harison Reys Laurindo de Santana, analista de infraestrutura da rede.
A necessidade de proteção às empresas estimula o avanço na área de segurança digital. Uma empresa brasileira fabrica tecnologia que auxilia o setor educacional a atende às demandas da LGPD, com soluções em cibersegurança, traduzidas ao português e com suporte.
No Brasil, há uma empresa especializada em cybersecurity que investe mais de 12 milhões em pesquisa e desenvolvimento, possuindo parcerias com universidades para justamente atender às exigências desse mercado de proteção de dados. A BluePex® Cybersecurity é uma empresa certificada com o selo EED – Empresa Estratégica de Defesa, outorgada pelo Ministério de Defesa Brasileiro, que criou recursos, através da inteligência artificial, protegendo empresas e instituições contra ameaças cibernéticas.
A estratégia de segurança permite a verificação do funcionamento e gestão do antivírus, proteção da navegação, firewall; restringe acesso a sites e aplicativos indevidos, bloqueia o uso de pendrive nas estações; faz inventários de hardware e software, assim como o balanceamento de links de internet, detecta problemas com dispositivos e monitora servidores.
“A tecnologia de proteção avançada ajuda a mitigar qualquer risco, especialmente na correria da atividade da infraestrutura e segurança, que pode passar batido”, diz Harison, da Rede Damas Educacional. E-mails periódicos com orientações de correção também fortalecem a proteção.
Sobre a BluePex® Cybersecurity
A BluePex® Cybersecurity é uma empresa com mais de duas décadas de experiência na fabricação de tecnologia para o mercado de cibersegurança. É certificada com o selo EED – Empresa Estratégica de Defesa, do Ministério de Defesa do Brasil, e é pioneira ao receber o selo VB-100, na América Latina.
LAKE TAHOE, Nevada, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A 2ONE Labs e a Performance…
Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…
Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…
Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…
A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…
Não é preciso trabalhar diretamente com a moeda americana para ser afetado com o recente…