Categories: noticias-corporativas

Tecnologia em cápsula traz inovação para o mercado de limpeza

São Paulo, SP 14/5/2021 – Criamos a YVY há 4 anos para revolucionar a forma como o mercado de produtos de limpeza para casa estava organizado.

Recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou dados que apontam que os produtos de limpeza são alguns dos maiores vilões quando o assunto é intoxicação doméstica. Segundo a agência, durante o período de pandemia, o número de casos de intoxicações causadas por produtos químicos teve um aumento de 23%, em comparação ao mesmo período de 2019.  

O mercado de produtos de limpeza doméstica é, majoritariamente, composto por grandes corporações que desenvolvem suas linhas de produtos a partir de componentes sintéticos e petroquímicos. Diferente do mercado internacional, onde já é comum encontrar alternativas naturais em produtos de limpeza, no Brasil, ainda é comum o uso de ingredientes sintéticos e petroquímicos que, em geral, são associados a alergias respiratórias e dermatites, além de possuírem um tempo de degradação elevado no meio ambiente. Amônia, soda cáustica, alvejante, formaldeído, bórax, ácido clorídrico, toulene, são alguns dos ingredientes presentes em produtos de limpeza que são associados a malefícios causados à saúde dos consumidores e que tornam mais difícil a sua degradação no meio ambiente, poluindo nossos rios, mares e oceanos, sem falar no plástico das embalagens destes mesmos produtos.

Assim, dentro de uma dinâmica já bem consolidada no segmento, normalizaram-se situações como lavar copos e talheres com petroquímico, inalar produtos de limpeza que causam danos às vias respiratórias, ficar em contato com vestígios de cloro na roupa o dia inteiro e até mesmo deixar a chupeta do bebê cair no chão que foi “limpo” com amônia e lavá-la com mais produtos sintéticos.

Impacto ambiental

Para além dos malefícios à saúde humana, os produtos convencionais de limpeza afetam também a saúde do planeta. Os números da indústria são contundentes e revelam o tamanho do problema. Anualmente, no Brasil, são produzidos mais de 3 bilhões de litros de produtos de limpeza. Quando o assunto é plástico, segundo os números da ABIPLA em relação a quantidade de toneladas de produtos de limpeza produzidos por ano, é possível concluir que o mercado produz, aproximadamente, 420 mil toneladas de plástico, o que podemos traduzir como 6 bilhões e 400 milhões de frascos de 500ml de plástico uso único. Se enfileiradas, estas embalagens seriam capazes de dar 175 voltas na Terra.

A indústria da limpeza, de modo geral, intensifica a poluição do planeta – seja com os resíduos sólidos ou com a eliminação de componentes sintéticos e petroquímicos nas redes hidrográficas, resultado de sistemas de esgoto sem tratamento adequado -, impactando diariamente a saúde de espécies da fauna e flora, dado os componentes tóxicos encontrados em produtos como detergentes e sabões.

Buscando uma alternativa para este cenário, Marcelo Ebert e José Majolo decidiram, após mais de 10 anos de pesquisas, fundar a YVY, uma startup que desde 2017 tem desenvolvido soluções e produtos de limpeza que não só têm a inovação como premissa, como também apostam na sustentabilidade para revolucionar o setor no qual atua, entregando um produto final ecológico e de alta performance. Segundo os fundadores, colocar o propósito da marca em ação exige, antes de tudo, coragem. Uma vez que se trata de uma indústria tradicional e defasada.  

De acordo com os fundadores da empresa, a YVY nasceu como uma resposta, sendo, idealizada como uma alternativa para os consumidores atentos aos malefícios causados pelo uso de produtos sintéticos e dispostos a contribuir com o meio ambiente, por meio da redução de plástico de uso único. Os produtos ofertados pela marca são 100% naturais, veganos e biodegradáveis, sua comercialização é feita por meio da venda online de cápsulas ultra concentradas retornáveis. A empresa possui o selo Ecológico ABNT, uma certificação ecológica de produtos reconhecida internacionalmente que avalia a fabricação de produtos sustentáveis, aqueles de menor impacto ambiental e à saúde. A YVY faz parte do Grupo TerpenOil – responsável pela limpeza de grandes empresas e hospitais em território nacional, com atuação de mais de 15 anos no segmento.

Segundo o fundador, Marcelo Ebert, “YVY acredita que o mundo deve ser mudado diariamente. Para tal, permite, por meio de seus produtos, que todos tenham a possibilidade de ter um consumo mais consciente e saudável. É uma marca com pontos de vista claros sobre sustentabilidade e sobre o malefício do greenwashing. YVY corre das desculpas vazias para não fazer, e faz acontecer. Existe porque tudo no mundo precisa evoluir, a começar de casa”.

Revolução no modo de limpar a casa

Movida por um propósito claro, a startup adotou recentemente um novo posicionamento. Com uma estratégia de comunicação inspirada na vida real de muitos brasileiros, a marca convida as pessoas a lançarem seus olhares para o que há de mais revolucionário e ecológico no ato de limpar a casa, cuidar das roupas e de si mesmos. Levando a categoria de limpeza para um novo patamar, totalmente contemporâneo tanto na forma como no conteúdo, o plano de comunicação se baseia em três pilares: cuidado, verdade e transparência.

Para Ebert, “a campanha ‘o absurdo mundo dos absurdos da limpeza’ nos convida a refletir e compreender que há um jeito mais sustentável e atual de coexistir com o mundo quando o assunto é limpar sem poluir.” Neste sentido, conta com uma narrativa ilustrada por personagens animados, ao mesmo tempo em que se trata de uma comunicação focada nos malefícios oriundos do uso de produtos de limpeza sintéticos.

YVY é uma empresa brasileira que já nasceu com uma causa: transformar o setor de limpeza no Brasil. Após dez anos de pesquisas e investimento em tecnologia, trouxe ao mercado uma linha de produtos de origem natural, composta por seis itens que realizam, de modo eficaz, toda a limpeza da casa. YVY não usa petroquímicos em sua formulação, apenas matérias-primas de fontes naturais e renováveis, resultando em uma linha de produtos altamente eficientes e com zero impacto ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Para mais informações, basta acessar: www.yvybrasil.com

 

 

Website: https://yvybrasil.com/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável

PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…

1 dia ago

INPI concede patente no setor de saneamento

Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…

1 dia ago

CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil

O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…

1 dia ago

A AM Best Afirma Classificações de Crédito da Junto Resseguros S.A. e Junto Seguros S.A.

AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…

1 dia ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

1 dia ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

1 dia ago