Segundo a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), o Brasil é o sexto maior produtor de móveis do mundo. Ainda de acordo com a entidade, o país é responsável por cerca de 8,3% do total de móveis fabricados no mundo.
Os avanços tecnológicos permitem que os fabricantes criem móveis inteligentes, projetados para se encaixar em espaços específicos e que podem ser controlados remotamente. Estes móveis inteligentes podem incluir estantes, bancadas, armários e outros. Segundo Italo Barbosa, diretor da Planearte, empresa de móveis planejados de Ribeirão Preto, a tecnologia também tem seu papel na produção de móveis planejados, pois ela permite que os fabricantes criem móveis com maior precisão, reduzindo os erros e facilitando o processo de montagem. “Por meio da tecnologia os clientes podem visualizar os móveis antes de serem fabricados, de modo que possam imaginar como ficará o resultado”, esclarece.
A tecnologia, portanto, tem impulsionado o mercado de móveis planejados, permitindo que produtores criem móveis projetados especificamente para o espaço de um determinado cliente. Estes móveis são projetados para se encaixar perfeitamente no espaço e fornecer a função desejada.
Novos investimentos
O diretor da Planearte conta que, nesse ano, a empresa investiu em inovação e tecnologia, trocando todas as suas máquinas para os modelos mais modernos. “Um exemplo disso, são os novos modelos adquiridos da seccionadora Matic SPP, a coladeira de borda automática modelo Kg365J+, e um centro de furação modelo Flexdrill”, destaca.
Barbosa explana que esse maquinário permite que a fábrica dê mais um passo em seu processo de industrialização, realizando os serviços com mais precisão. “Todos os modelos foram adquiridos junto à fabricante italiana Giben. Além dos instrumentos que foram citados, outras máquinas também foram adquiridas para compor o maquinário da marca”.
Os investimentos realizados não se restringem apenas em seu maquinário, a empresa também investiu em seu primeiro treinamento para capacitação de seus profissionais, em seu produto e seus processos. “O encontro foi necessário após a decisão de trabalhar apenas com MDF e com espessuras a partir de 18mm, o objetivo é facilitar a otimização do serviço, gerando menos perdas, trabalhando com uma produção mais sustentável e um produto de maior qualidade e durabilidade, além de uma estruturação diferenciada. Hoje a empresa trabalha em parceria com marcas que fornecem matéria prima e ferragens”, explica.
Em 2022 a Planearte adquiriu dois novos programas relacionados à área operacional. O Promob Catalog e o Promob ERP, uma solução de gestão fabril modular, que interliga os dados e processos da nossa empresa em um único sistema. “Com essa aquisição nós passamos a ter uma total autonomia e agilidade na comercialização dos nossos produtos”, finaliza.
A Planearte fica localizada na Avenida Marechal Costa e Silva, n° 2.665 nos Campos Elíseos em Ribeirão Preto (SP). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3101-0293, (16) 98116-2224 ou pelo e-mail contato@planearte.com.br.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de um bilhão de pessoas em…
O Ministério das Minas e Energia por meio da Portaria Normativa nº 97/25 alterou as…
Manpower abre vagas de emprego na cidade de Campinas. As oportunidades são para os cargos…
Evento online será conduzido pelo Engenheiro Rogério Balbinot, especialista com décadas de atuação em SST…
Casas de repouso de alto padrão estão crescendo por todo o Brasil. Elas oferecem serviços…
illumynt, uma empresa da CNE Direct, sente o prazer de anunciar a promoção de Jörg…