Próspera nos números, a construção civil prevê crescer 4,5% este ano, segundo pesquisa feita pela Prospecta Analytica. Mas tanta prosperidade no campo financeira também traz a necessidade de se economizar recursos e matéria-prima, bem como garantir um ambiente sustentável à obra, para que seus custos de produção sejam minimizados, contribuam também para os números do setor e, claro, para o meio ambiente. Empresas de tecnologia desenvolvem softwares que garantem reduzir de até 40 para 5% o desperdício em obras.
No campo da tecnologia empregada na construção civil, tais avanços garantem o uso de insumos mais duráveis, feitos de materiais menos agressivos ao planeta como a cerâmica, tão essencial nessa área, além de usar softwares e inteligência artificial que contribuem na modernização e assertividade entre projeto, planejamento e canteiro de obras.
Para o engenheiro civil Efraim Sombra Braga, responsável por agregar o uso de novas tecnologias nas obras em busca de reduzir o desperdício de matéria-prima e, consequentemente, o impacto ambiental, a indústria está cada vez mais receptiva às inovações. “Com o avanço tecnológico, a construção civil está adotando novas soluções, como a modelagem 3D, drones e automação para uma gestão mais eficiente dos recursos e maior precisão nos processos construtivos. Isso permite um planejamento detalhado e otimização do uso dos materiais”, explica.
Braga trouxe como exemplo de insumo a cerâmica, tão fartamente usada em nossos canteiros de obras, e listou 5 benefícios desse tipo de matéria-prima para a construção civil:
As características citadas são só algumas que podem ser observadas quanto aos benefícios do uso da cerâmica no ambiente da construção.“Esses são alguns dos benefícios, vantagens e impactos positivos da cerâmica na construção civil, contribuindo para a sustentabilidade e o desenvolvimento de edificações mais eficientes e amigáveis ao meio ambiente”, completa.
Na outra ponta está a necessidade do “olhar para o meio ambiente”. Mais do que cuidar de árvores, na construção civil, a questão “verde” passa necessariamente pela economia no uso de recursos, principalmente a água, além de produzir menos entulho, poluição sonora e, claro, fazer construções modernas que tragam impactos ambientais para quando esta estiver pronta e em funcionamento. “A redução de resíduos na construção beneficia o canteiro de obras e a população. Práticas sustentáveis e reaproveitamento de materiais minimizam a geração de resíduos, resultando em um ambiente de trabalho mais limpo e organizado. Isso reduz o impacto ambiental e os custos de descarte. Além disso, melhora a qualidade de vida ao evitar a poluição e promover um ambiente saudável e sustentável”, finaliza o engenheiro.
Especialistas indicam pelo menos uma consulta ao ano
Idealizador da mentoria Conversão Extrema, Tiago Tessmann, destaca que pontos como a definição de estratégias…
Uma Coisa Engraçada Aconteceu a Caminho do Fórum, Dreamgirls e A Chorus Line chegam aos…
VICTORIA, Seychelles, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, líder em bolsa de criptomoedas e…
LAKE TAHOE, Nevada, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A 2ONE Labs e a Performance…
Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…