Categories: Comunicação

Tecnologia na logística auxilia o movimento da economia

Segmento fundamental para o equilíbrio das atividades no Brasil, a logística tem se reinventado para atender à crescente demanda e manter sua eficiência operacional no Brasil e no mundo. Para tanto, a implementação da tecnologia nas atividades logísticas tem se tornado cada vez mais presente e uma importante aliada.

De acordo com dados do Ministério da Economia, o Comércio Exterior Brasileiro movimentou em agosto de 2022 US$ 30,8 bilhões de exportações e US$ 26,7 bilhões de importações. Todo esse montante decorre de uma enorme quantidade de dados e produtos que são manejados todos os dias.

Para tanto, a tecnologia se torna imprescindível e a cada nova funcionalidade desenvolvida, mais otimizadas ficam as operações e melhor se aperfeiçoa o serviço logístico prestado. É o que afirma o especialista em logística Luís Felipe Campos. “Investir em logística é investir em inovação e é ela quem vai permitir a verdadeira competitividade de mercado, tão fundamental nos dias atuais”, pondera.

Assim como em outros setores do mercado, na logística não seria diferente. O uso da tecnologia contribui significativamente no aumento da produtividade, o que acelera o movimento da economia. “Acelerar a produtividade garante melhores ganhos e eficiência, inclusive no comércio exterior”, afirma Campos, que possui experiência no setor internacional, principalmente no trade Europa-América Latina.

É muito grande o volume de informações que precisam ser gerenciadas pela logística, o que faz da tecnologia um importante apoio na redução de custos e na otimização de processos. “Além da rastreabilidade da encomenda, as ferramentas tecnológicas melhoram a eficiência operacional das empresas, trazendo mais ganho para toda a cadeia”, diz Campos.

Muitos foram os impactos no comércio internacional nos últimos meses, mas para Luís Felipe Campos, a tecnologia pode ser uma aliada para melhorar as perspectivas do comércio exterior. “Explorar a inteligência de dados e as demais tecnologias a favor das operações locais pode significar uma virada de chave, uma verdadeira estratégia para fazer dos desafios, novas oportunidades”, disse.

Caminhões inteligentes, sistemas para gerenciamento de transporte e otimização da relação com o cliente, além de planejamento de recursos e gestão de armazém são algumas das tecnologias mais usuais hoje no mercado. “Entre as vantagens de as utilizar, destaca-se agilidade, melhor planejamento e avaliação do custo-benefício mais vantajoso”, finaliza o especialista em logística, Luís Felipe Campos.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Lenovo Group: resultados financeiros do segundo trimestre de 2024/25

Lenovo alcança crescimento robusto, sustentável e acelerado - foco em IA híbrida para diferenciação de…

14 horas ago

Abertura do Fórum de Cooperação Econômica ASEAN-China GBA de 2024 (Qianhai)

SHENZHEN, China, Nov. 15, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- No dia 13 de novembro foi realizada…

14 horas ago

Rigaku desenvolve tecnologia para a visualização 3D da estrutura em escala atômica do carbono amorfo

- Contribui para o desenvolvimento de materiais de alto desempenho para dispositivos de bateria e…

14 horas ago

Andersen Global acrescenta capacidades de fusões e aquisições na Nova Zelândia através da cooperação com a Three Sixty Capital Partners

A Andersen Global reforça sua plataforma na Nova Zelândia mediante um contrato de cooperação com…

14 horas ago

Experian é nomeada pela Fortune e pelo Great Place to Work® como um dos melhores locais de trabalho do mundo em 2024

O reconhecimento homenageia as 25 principais empresas que desenvolvem as melhores culturas de local de…

14 horas ago