Categories: noticias-corporativas

Tecnologia: qual sua influência na advocacia?

Rio de Janeiro 11/5/2021 –

A palavra “advogado” é acompanhada do significado de patrono, defensor e procurador da causa. O ato de exercer direitos legais está entre as profissões mais antigas do mundo: o curso de Direito foi um dos primeiros criados no Brasil, em 11 de agosto de 1827 por Dom Pedro I.

Ainda que em voga por muito tempo, a profissão e seus desenvolvimentos evoluíram com o passar do tempo, utilizando como apoio a tecnologia e suas facilidades. Nos tempos atuais, diante de um mundo digitalizado, acontece uma das principais revoluções dos tribunais: agora, os processos podem ser eletrônicos, possibilitando a automatização das petições, expedições de mandados, guias e certidões.

O movimento que traz a internet para dentro dos tribunais e suas resoluções é conhecido como “Advocacia 4.0”. Com inovações, o novo cenário espera contribuir em toda a gestão dos mais de 80 milhões de processos que, atualmente, compõem o sistema judiciário brasileiro. Para isso, Inteligência Artificial, Automação Robótica de Processos e Jurimetria são utilizados.

Sendo assim, fica claro que o novo formato não só facilita os processos em todas as suas etapas, como também promete aumentar a produtividade na advocacia, reduzindo tempos de repasse e entregando mais agilidade. E espera-se que a aquisição do processo seja feita em larga escala: de acordo com estudo da Zion Market Research, o investimento em IA no Direito deve ter aumento de mais de 1.000% nos próximos cinco anos.

Como anda o mercado de Direito?

A tecnologia e a inteligência artificial não só auxiliaram o crescimento da área e das tarefas nos escritórios de advocacia, como também permitem a automação e otimização de processos, gestão e organização da rotina desses profissionais. Segundo o Conselho Federal da OAB, existiam cerca de 1.119.000 advogados inscritos no Brasil, até 2019. Até agosto do mesmo ano, cerca de 1.635 faculdades ministravam o curso de Direito no país e 315.204 vagas foram disponibilizadas.

Para entender melhor como é a atuação destes profissionais, o Censo Jurídico publicou, pela ProJuris, uma pesquisa com dados de 615 advogados de todo o país. 43,4% dos profissionais são autônomos, enquanto 25,6% trabalham em escritórios de advocacia.

Além disso, pode-se observar que 46,2% trabalham na área cível, 11,1% na área trabalhista e 11,4% na área empresarial. E, dentre as tendências de tecnologia implementadas no dia a dia dos advogados, encontram-se a inteligência artificial, automação de tarefas e marketing digital. Segundo os dados, algumas plataformas surgem para facilitar os processos realizados.

Plataforma para advogados

A rotina de um advogado é intensa e exige suporte para aumentar a produtividade e absorver dados e prazos. “A busca pela ajuda desses profissionais alcançam diversos segmentos e não param de surgir demandas, ou seja, a tecnologia aparece como grande aliada”, diz Neemias Rocha, sócio-fundador da Jurisnow.

Para o especialista, é importante lembrar que o mercado exige a adaptação para esse novo cenário, e por isso, implementar os sistemas jurídicos automatizados pode ser uma solução.

“Com apoio da tecnologia, um advogado pode se dedicar aos estudos, assim como na aplicação de leis, teses e interpretações. Enquanto isso, uma plataforma pode fazer o trabalho burocrático de organização, atendimento e absorção de dados”, explica Neemias.

Com missão de conectar o público com os advogados por meio de uma plataforma que busca trazer maior visibilidade e possibilidade para os profissionais autônomos, a Jurisnow deseja tornar a justiça mais acessível.

“Acreditamos que em meio a um momento onde empresários e a população tem precisado tanto de suporte jurídico, é imprescindível oferecer o acesso de maneira simples e ágil. Não obstante, muitos advogados têm tido dificuldades em se projetar no mercado e conseguir novos clientes”, declara.

Desmistificando

A Jurisnow quer democratizar o sistema jurídico. Por isso, a empresa disponibiliza seu blog, escrito por advogados parceiros: o objetivo é levar conhecimento sobre as leis do Brasil e acentuar os direitos dos cidadãos. Além disso, também disponibiliza materiais para um canal no YouTube, demonstrando que o Direito não precisa ser complicado e que a tecnologia é uma importante aliada.

Para saber mais, basta acessar: www.jurisnow.com.br ou Instagram da marca: www.instagram.com/jurisnowbr

Website: http://www.jurisnow.com.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Innovation Squad: programa leva novas soluções para empresas

Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…

16 horas ago

Empreendedoras são maioria em serviços, comércio e indústria

Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…

16 horas ago

ADI 5322 altera regras de trabalho dos caminhoneiros

O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…

16 horas ago

Mudança na Lei dos Caminhoneiros pode impactar regra laboral

ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…

16 horas ago

Despedidas: sepultamento e cremação possuem diferenças

Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…

16 horas ago

INSS: afastamento por saúde mental cresce 38% em um ano

Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…

16 horas ago