Para se aproximar do público e propor reflexões a cerca da questão “Como viver juntos?”, o canal GNT realizou na quinta-feira, 13, a segunda edição do Teia GNT. O evento gratuito e aberto aos telespectadores da emissora foi realizado no Instituto Tomie Ohtake, localizado na zona oeste de São Paulo, e contou com a presença de personalidades que discutiram o tema principal divido em três eixos de pensamentos pautados por cuidado, desejo e alegria.
Apresentadora do programa ‘Saia Justa’, Astrid Fontenelle comandou o encontro no auditório do local. “Estamos aqui para nos conectar e tecer a nossa própria teia, todos juntos no mesmo espaço, para repensar o tempo em que vivemos. Somos mais de sete bilhões de pessoas, habitando o mesmo planeta, ao mesmo tempo. Sete bilhões de mundos autônomos que agora, mais do que nunca, precisam se aproximar e tornar-se um só, coletivo, empático e humano. Como podemos viver juntos?”, disse a jornalista na abertura do evento.
Diretora do GNT, Daniela Mignani afirmou que, diariamente, o canal abre espaço para os mais variados assuntos e que, neste ano, o encontro com o público foi guiado por temas aparentemente simples e intuitivos, mas que estão presentes cotidianamente em toda a sociedade. “E por estarem presentes em nosso cotidiano, foram base para refletirmos como podemos viver melhor juntos, que é o tema do nosso Teia deste ano. Se queremos, definitivamente, um planeta mais empático, nós precisamos aprender a viver juntos”, declarou a executiva.
O primeiro painel do encontro contou com a apresentação de Dex Torricke-Barton, norte-americano que já atuou em empresas como Google e Facebook, e hoje é CEO da Onwards, consultoria que visa ajudar comunidades e empresas a promoverem a paz por meio da tecnologia. O executivo compartilhou sua visão de como a tecnologia pode ajudar comunidades de cidadãos globais a alcançar um futuro melhor.
No período da tarde, o GNT trouxe a visão de 14 convidados sobre os temas cuidado, desejo e alegria. Para os painéis, a produção organizou palestras em formato conhecido mundialmente chamado petit a cutia, uma forma extremamente simples de apresentação: os convidados foram desafiados a compartilhar as suas vivências e olhares em apenas seis minutos e 40 segundos, com apoio de 20 slides com 20 segundos de duração cada.
Para falar sobre cuidado, foram convidados Raquel Rosenberg, David Hertz, Camila Carvalho, Camila Holpert e Jerá Guarani. Quando o assunto foi desejo, os palestrantes foram Arthur Nogueira, João Luiz Vieira, Bob Wollheim, Vera Lúcia Couto e Oswaldo Oliveira. O tema alegria ficou por conta de Flávia Durante, André Freire, MC Soffia e Marcio Libar.
O último momento do evento foi marcado por palestra ministrada pela diretora e roteirista Mara Mourão, que falou sobre temas como empreendedorismo social, inovação, ética, novos negócios, valores e propósito. Sua principal mensagem é de que todos podem mudar o mundo, bastando tomar consciência de eu próprio poder de transformação.
Todo o conteúdo dos painéis foi transmitido ao vivo na internet. As palestras ainda podem ser conferidas por meio canal da GNT no Youtube.
No espaço Rooftop5, terraço do Instituto Tomie Ohtake, o GNT preparou praça de alimentação, além de série de atrações e atividades que funcionaram durante todo o dia. O Coletivo Meio Fio, mais uma vez, marcou presença no evento com a Oficina de Bordados, onde o participante recebia aulas de ponto cruz e podia levar o resultado de sua produção para casa.
Por meio de parceria com a Unidade de Vídeos Curtos da Globosat (VIU), a emissora trouxe para o encontro a Cabine de Reações ElesporElas, onde o visitante assistia a uma seleção de vídeos impactantes e que inspiravam reflexões. Ao final, o participante respondia às perguntas sobre o que assistiram. No canal oficial do GNT no Youtube, será publicado compilado das melhores reações.
Outra atração apresentada com exclusividade no Teia foi a versão pocket do Museu da Empatia. Na instalação “Caminhando em seus sapatos” o público podia escolher um dos pares de sapatos expostos, calça-lo, e, junto a um fone de ouvido, caminhar pelo espaço ouvindo depoimento do dono original da peça. A experiência propõe momento único de empatia e conexões, que levam o participante a repensar coletivamente a realidade social em que vivemos.
O GNT fechou evento com pocket show surpresa, comandado pela cantora e apresentadora do ‘Super Bonita’, Karol Conká. Durante a apresentação, a rapper interpretou músicas como Tombei, Bate a Poeira, É o Poder e Gandaia.
Empatia é o antídoto contra a intolerância nas redes sociais?
Durante o Mesa São Paulo 2024, serão apresentados diversos pratos focados na sustentabilidade. O chef…
Crescimento de 460% impulsionado pela demanda dos clientes por soluções completas de IA empresarial que…
A Índia e os Emirados Árabes Unidos complementam as cinco primeiras posições no ranking mundial…
“Japan Heritage Daily”, 104 vídeos curtos que apresentam regiões do Japão com legendas em inglês
A PwC anunciou hoje a abertura de sua primeira zona de experiência de IA da…
O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…