A telefonia fixa no Brasil bate o recorde de reclamações, o que influencia bastante nas quedas constantes de linhas no País. No total, o segmento teve cerca de 9% de queda, entre autorizadas e concessionárias. No entanto, é possível afirmar que este é um mercado que jamais será extinto, mas passa por um grande momento de transformação, em que empresários buscam novas tecnologias em prol de aperfeiçoar suas empresas e colaboradores e, claro, se adaptar a uma nova realidade, oferecendo qualidade em seus serviços e atendimento.
O consumo está cada vez mais mobile, o que indica que o futuro da telefonia é converter-se para o digital. Toda vez que surge uma tecnologia ou tendência de consumo inovadora, há uma retração do mercado estabelecido. Porém, há também uma adaptação e renovação de necessidades. É nítido o aumento crescente da comunicação digital e móvel, o que faz com que as empresas de telecomunicação coloquem em prática suas ideias mercadológicas a fim de atrair novos consumidores e reter os clientes mais antigos – customizando seus produtos e atendimento, barateando-os dessa forma e aumentando, ainda assim, a qualidade compartilhada neles; beneficiando, dessa forma, o consumidor final, pois assim garante preços mais acessíveis, uma competitividade saudável entre as empresas e produtos de alta qualidade.
Afinal, agora mesmo longe você poderia realizar uma atividade comercial com o famoso “olho no olho”, humanizando assim a comunicação através dessa ferramenta de grande aceitação universal que é a internet. Além de tudo, as ligações não deixaram de existir; pelo contrário, elas continuam a todo vapor, porém com essa nova forma de se comunicar. Os investimentos das empresas se concentrarão em centrais telefônicas inteligentes, serviços agregados de consultoria, otimização inteligente de canais de atendimento, multiplataformas e, mais precisamente, no consumo de internet e serviços conectados a esta tecnologia.
Um desses pontos de transformação é a humanização do atendimento feito por ela a seus clientes, saindo do tradicional call center para a personalização de cada indivíduo, passando a eles a imagem de empresa que se importa com quem está do outro lado da linha, saindo do simples e tradicional fornecedor onde se contrata um serviço, se paga por ele, e recebe o contratado, mas também um parceiro comercial que poderá contar em todos os momentos do seu negócio. Pois, se um cliente possui uma vida saudável, seu fornecedor também seguirá essa mesma trajetória, compartilhando formas de melhorar a performance do seu negócio e cases de sucesso que poderão auxiliar os envolvidos no negócio.
Esta é uma nova forma de comunicação que veio para ficar e facilitar ainda mais a função da telefonia fixa, além de baratear os custos e ter uma crescente qualidade nas ligações devido ao investimento das empresas nessa tecnologia que se torna, a cada dia, uma realidade que não tem fronteiras.
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Robson Costa. Diretor do Grupo Encanto Telecom.
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