Os direitos de propriedade da terra estão na base de muitos dos principais temas que os jornalistas brasileiros cobrem no dia a dia, como a urbanização, a extração de recursos, a exploração florestal ou o crescimento do agronegócio. No entanto, poucas reportagens exploram a complexa teia de fatores sociais, econômicos e políticos que fazem do Brasil um dos países do mundo com maior desigualdade na distribuição da terra.
As deficiências e a insegurança no acesso e na posse da terra são, por exemplo, fatores determinantes para a pobreza rural, o crescimento das favelas, a desigualdade de gênero, a criminalidade e a violação dos direitos humanos. Mas, em matérias controversas e sensíveis, como cobrir tais temas sem agudizar ainda mais as tensões ou comprometer a própria segurança do jornalista?
Numa colaboração entre o Pulitzer Center on Crisis Reporting e a Thomson Reuters Foundation, este programa pretende ajudar jornalistas brasileiros a compreender a questão dos direitos de propriedade e a incorporá-la na cobertura de áreas como economia, indústria, ambiente, reabilitação urbana, direitos indígenas, segurança alimentar ou outras.
O programa será desenvolvido por meio de curso de quatro dias no Rio de Janeiro – de 15 a 18 de agosto. Também será oferecido pequeno apoio financeiro a jornalistas que apresentem ideias excepcionais de reportagens sobre direitos de propriedade. Igualmente, será fornecido apoio editorial à concretização dessas ideias, balizado pelos princípios de rigor, integridade e independência aplicados pela Reuters.
Ao longo dos seus quatro dias, o curso proporcionará:
- Conteúdos para a compreensão dos direitos de propriedade e a sua tradução específica para a realidade brasileira;
- Técnicas jornalísticas e de investigação;
- Abordagens para se desenvolver fontes nessa área;
- Palestras de oradores convidados.
Critérios de participação
- Jornalistas que trabalhem em qualquer órgão da mídia nacional, em qualquer suporte (TV, rádio, imprensa, online);
- Os jornalistas devem estar trabalhando a tempo integral para órgão de mídia ou como freelance cuja principal atividade seja o jornalismo;
- Mínimo de um ano de experiência no jornalismo;
- Fluência em português; inglês suficiente para conversação.
Apoios
Serão suportados todos os custos com transporte, alojamento e refeições dos participantes.
Candidaturas
Para a candidatura, os jornalistas deverão ter os seguintes documentos prontos para upload:
- Duas amostras do seu trabalho (arquivos com, no máximo, 5 MB) – se possível em inglês ou com uma síntese de 250 palavras em inglês para cada item.
- Uma carta do seu editor/diretor concordando com a sua participação no programa e comprometendo-se a publicar as reportagens produzidas.
Nota: Apenas candidatos pré-selecionados poderão participar do curso.
Em caso de dificuldade no envio da candidatura contate os organizadores pelo e-mail trfmedia@thomsonreuters.com.
*Publicado originalmente no site da Thomson Reuters Foundation.