Os direitos de propriedade da terra estão na base de muitos dos principais temas que os jornalistas brasileiros cobrem no dia a dia, como a urbanização, a extração de recursos, a exploração florestal ou o crescimento do agronegócio. No entanto, poucas reportagens exploram a complexa teia de fatores sociais, econômicos e políticos que fazem do Brasil um dos países do mundo com maior desigualdade na distribuição da terra.
As deficiências e a insegurança no acesso e na posse da terra são, por exemplo, fatores determinantes para a pobreza rural, o crescimento das favelas, a desigualdade de gênero, a criminalidade e a violação dos direitos humanos. Mas, em matérias controversas e sensíveis, como cobrir tais temas sem agudizar ainda mais as tensões ou comprometer a própria segurança do jornalista?
Numa colaboração entre o Pulitzer Center on Crisis Reporting e a Thomson Reuters Foundation, este programa pretende ajudar jornalistas brasileiros a compreender a questão dos direitos de propriedade e a incorporá-la na cobertura de áreas como economia, indústria, ambiente, reabilitação urbana, direitos indígenas, segurança alimentar ou outras.
O programa será desenvolvido por meio de curso de quatro dias no Rio de Janeiro – de 15 a 18 de agosto. Também será oferecido pequeno apoio financeiro a jornalistas que apresentem ideias excepcionais de reportagens sobre direitos de propriedade. Igualmente, será fornecido apoio editorial à concretização dessas ideias, balizado pelos princípios de rigor, integridade e independência aplicados pela Reuters.
Ao longo dos seus quatro dias, o curso proporcionará:
Serão suportados todos os custos com transporte, alojamento e refeições dos participantes.
Para a candidatura, os jornalistas deverão ter os seguintes documentos prontos para upload:
Nota: Apenas candidatos pré-selecionados poderão participar do curso.
Em caso de dificuldade no envio da candidatura contate os organizadores pelo e-mail trfmedia@thomsonreuters.com.
*Publicado originalmente no site da Thomson Reuters Foundation.
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…