Toda empresa é de comunicação antes de qualquer coisa.
Trabalha com petróleo? Então sua empresa é de comunicação que trabalha com petróleo. A Coca Cola é uma empresa de comunicação que oferece, entre tantas outras coisas, refrigerante. Vende hambúrguer? Então você tem uma empresa de comunicação que vende sanduba. Ponto.
Uma comunicação mal feita derruba as ações da sua bela empresa de petróleo e aí pra recuperar é um investimento grande – às vezes não volta.
Um posicionamento equivocado do presidente da sua empresa de refrigerante leva a gestão pro limbo e a imagem pode ir junto. Demite-se ( há vários casos) o funcionário, mas a empresa sai arranhada. Querendo ou não.
Quer um exemplo?
Olha essa campanha do Mc Donald´s para o dia das mulheres.
Vai acabar com a marca? Evidentemente que não.
Mas gerou opinião pública negativa porque não pensou em absolutamente nada de comunicação.
Só tentar se associar a uma causa que essa marca nunca se demonstrou preocupada. Convenhamos: só quem nunca se associou a essa causa faz uma campanha dessas.
Agora é comunicação de crise, que custa o dobro, o triplo, 10 vezes mais a uma ação 360.
É inteligente vender petróleo pra apagar incêndios?
Thiago Gomide. Jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Idealizado do projeto Tá Na História e coordenador de projetos da MultiRio.
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