Toda solidariedade aos jornalistas atacados covardemente pelo MBL

Articulista-parceiro do Portal Comunique-se, Pedro Zambarda já foi alvo da ira do MBL. Em artigo, ele alerta: o grupo está atacando jornalistas de projetos de checagem

O MBL, de maneira covarde e irresponsável, está vazando imagens e dados privados de jornalistas das agências Lupa e Aos Fatos. Chamando as empresas de checagem de “esquerdistas”. Antes do atual episódio, o escriba destas linhas também já foi alvo do grupo de direita liderado por Kim Kataguiri.

Todo mundo deu risada quando o grupo de direita me mandou a foto de um traseiro. Poucos foram conferir que integrantes dos sites Jornalivre e Ceticismo Político, braços do Movimento Brasil Livre, chegaram a me chamar de “pseudo-jornalista”, “jornalista de extrema-esquerda” e outras asneiras. Os rapazes me dedicaram textos e textos meramente porque questionei os meios de financiamento deles, afirmei que era um grupo de direita e também apontei as ligações deles com Michel Temer e João Doria Jr.

Não foi somente somente comigo. O mesmo foi feito pelo MBL contra jornalistas da CBN, da Folha de S. Paulo e de muitos outros veículos. Aproveitando o alcance que os rapazes conseguiram no Facebook, eles reivindicam a si mesmos a propriedade para julgar, ideologicamente, as pessoas que os criticam. E utilizam seus seguidores para difamar, intimidar e tentar desmoralizar seus alvos.

Felizmente, acredito que o MBL, caso continue adotando tais métodos, caminha para a lata do lixo da história.

O grande problema, na verdade, é que os métodos deles são adotados por outros grupos da direita, incluindo a extrema-direita que venera Jair Messias Bolsonaro.

É esse tipo de comportamento antidemocrático e autoritário com jornalistas que está mergulhando o país na atual polarização. A direita que se centrou na perseguição ao PT está, há muito tempo, criando uma “guerra cultural” sem sentido e absurda contra profissionais de comunicação que democraticamente questionam os seus métodos.

Se o MBL manda um pênis de borracha para um grupo de checagem de fatos, sua ideia não é ser um grupo político idôneo. Está mais para uma reunião de doutrinadores.

Que casam muito bem com aquela outra ideia chamada “Escola Sem Partido”.

Compartilhe
0
0
Pedro Zambarda

Jornalista e escritor. Teve experiência na Editora Abril (Exame.com) e Globo.com (TechTudo). Atualmente, é editor dos projetos DigiClub, Drops de Jogos e Geração Gamer, além de ser repórter do site Diário do Centro do Mundo (DCM), onde também apresenta vídeos e entrevistas no canal no YouTube.

Recent Posts

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

18 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

18 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

18 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

18 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

18 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

18 horas ago