Todos os revisores têm dúvidas

“Mas como não errar se, por mais experientes que sejam, todos os revisores têm dúvida, alguns mais que outros?”. Portal Comunique-se publica mais um artigo do revisor Edson de Oliveira

Entre dois candidatos que acertaram o mesmo número de questões de um teste a uma vaga de revisor de texto, quem você escolheria: o que respondeu todas as questões ou o que respondeu só as que, provavelmente, ele sabia?

Sem querer saber em qual faculdade o candidato havia se formado, quando eu era consultado em uma das empresas onde trabalhei, aconselhava a chamar a segunda opção, porque, a meu ver, quem corrige não deve errar, ou seu trabalho não vai merecer (muito) crédito.

Mas como não errar se, por mais experientes que sejam, todos os revisores têm dúvida, alguns mais que outros?

Aliás, no tempo em que ainda havia livrarias no centro da capital paulista, tomei um susto quando encontrei “Todo o Mundo Tem Dúvida, Inclusive Você”?, cujo autor, que já partiu deste mundo, tem o mesmo nome que eu.

Nem vem, que não tem (a vírgula é minha), você que é revisor ou sonha em exercer este penoso e desvalorizado ofício.

Quando estiver colocando sua cabeça à prova, não responda nada que o deixar na dúvida, a não ser que seja obrigado, fazendo na base do achismo.

Revisor não tem de achar nada.

Se você não tiver certeza de, por exemplo, como está registrada uma palavra no “Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa”, referência oficial para concursos e provas, da colocação correta da vírgula e do pronome oblíquo átono, da regência abonada de um substantivo, adjetivo, advérbio ou verbo, da concordância de uma palavra com outra, da veracidade de uma informação, não faça nada, pois é preferível você deixar seu avaliador pensar que você não sabe tanto quanto ele precisava que você soubesse a deixá-lo pensando que você é daqueles que, em caso de dúvida, corrigem sem antes consultar uma fonte confiável (adivinhe por que a mesa dos revisores que não se acham incorrigíveis está sempre cheia de dicionários, livros de gramática, manuais de redação e estilo etc., os quais só não os ajudam a se livrar dos inevitáveis erros de giditação).

Leia mais – Edson de Oliveira:

Compartilhe
0
0
Edson de Oliveira

Revisor há mais de 20 anos, corrigindo principalmente legendas de vídeo, transcrição de áudio, textos jornalísticos e acadêmicos, é editor dos blogues “Café Elétrico” e “Blogue da Revisão”.

Recent Posts

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

18 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

18 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

18 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

18 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

18 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

18 horas ago