São José do Rio Preto 25/8/2020 –
As ações de combate à pandemia estão forçando muitas pessoas a buscar alternativas para se manterem ativas no mercado de trabalho. Com o isolamento social, empreendedores e profissionais autônomos viram no mercado online a oportunidade de se reinventarem nos negócios.
Para a especialista em personal branding e marketing digital, Carolina Mendoza, a crise gerada pela pandemia, em vários setores, acelerou a transformação digital. “O pequeno empreendedor que nem sonhava vender seu negócio pela internet, agora, precisa estar 100% conectado para ter lucro. Outro ponto, são as pessoas que perderam seus empregos e tiveram que adaptar e buscar um recomeço no meio online”, diz.
De acordo com o Ministério da Economia, do início da quarentena em março (quando os estados começaram a adotar medidas de isolamento) até 1º de agosto, foram registrados mais de 593 mil microempreendedores individuais no Brasil, número considerado alto diante do cenário de crise instalada pelo novo coronavírus. Segundo o Sebrae, o reflexo do surgimento desses novos negócios formais é da própria pandemia, pois muitas pessoas enxergaram no empreendedorismo inicial uma alternativa para gerar e melhorar a renda.
No entanto, os profissionais autônomos que estão despontando agora precisam trabalhar a marca pessoal nas redes sociais para conquistarem seus espaços no meio digital. O ideal para isso, segundo Carolina, é procurar uma consultoria de personal branding. “A consultoria irá auxiliá-los a se posicionarem e se autopromoverem na internet, principalmente, nas redes sociais, de maneira autêntica e efetiva, trabalhando a gestão da marca. Esse trabalho é feito com o que cada empresário tem de melhor: seus dons, talentos, habilidades e experiências”, destaca.
Orientação profissional para o posicionamento de marca
Realizar uma estratégia assertiva da marca pessoal no meio online é complexa, já que cada empresário tem seu estilo. Por isso, é necessário identificar o que o diferencia dos demais, torná-lo autoridade no seu nicho de mercado e trabalhar essa imagem mais próxima das pessoas, a fim de despertá-las o interesse em procurá-lo para saber mais do negócio proposto nas redes sociais. “Nós, profissionais de branding, trabalhamos com pilares importantes para alavancar a marca pessoal do cliente, destacando seu autoconhecimento, imagem, comunicação e divulgação”, completa Carolina Mendoza.
Para colocar em prática essa estratégia, primeiramente, deve-se definir o posicionamento da marca do empreendedor. Ele precisa se perguntar como quer que seus clientes o vejam e, junto ao personal branding, construir essa autoimagem. “O posicionamento é uma ferramenta importante. Com esse trabalho conseguimos traçar metas e elaborar bons conteúdos para aumentar a credibilidade do empresário, gerando um impacto positivo da sua imagem na sociedade”, enfatiza.
Apesar das incertezas do momento, especialistas de mercado afirmam que os empresários já devem se preparar para essa nova realidade de transformação digital, que irá continuar após esse período pandêmico.
Website: https://www.carolmendoza.com.br/
Kioxia Corporation, líder mundial em soluções de memória, anunciou hoje que foi adotado pela agência…
Startup gaúcha vai lançar novidades durante o CASE da ABStartup
Serviço de manutenção de portas corta-fogo emite de um relatório técnico de verificação, que garante…
Em 2024, a confiança dos empresários no setor de construção civil no Brasil continua a…
Empresas adotam amplamente ferramentas e serviços GenAI para melhorar a produtividade, qualidade, testes e tempo…
De acordo com o consultor técnico da COBRECOM, que fabrica condutores elétricos de baixa tensão,…