Categories: Comunicação

Tripé de bem-estar é composto por diferentes tipos de saúde

De acordo com o estudo realizado anualmente pelo DataSenado, órgão de pesquisa do Senado Federal, há três anos consecutivos a temática da “Saúde” tem aparecido como a principal preocupação dos brasileiros. Em 2023, o levantamento apontou que assuntos relacionados ao bem-estar são de destacado interesse de mais de 25% da população nacional, ficando à frente de pautas como educação, corrupção e custo de vida no Brasil.

Mais do que a ausência de doenças, o conceito de Saúde assume uma nova roupagem enquanto tendência de debate nacional, conforme aponta o Ministério da Saúde. Neste novo viés são abarcados o bem-estar físico, mental e financeiro, fazendo com que o conceito passe a ser compreendido como um objetivo a ser alcançado de modo “Integral”, para que a vida do indivíduo seja equilibrada.

Para o Dr. Alexandre Pimenta, Responsável Técnico do AmorSaúde, rede de clínicas parceiras do Cartão de TODOS, o olhar sobre a Saúde de modo integral  representa uma mudança de paradigma na forma como o cuidado com bem-estar é encarado, por meio do reconhecimento da interligação entre diferentes áreas capazes de contribuir para a conquista de uma vida mais plena.

“Pessoas que priorizam a abordagem da Saúde Integral tendem a ter mais energia, enfrentar desafios com mais resiliência e desfrutar de relacionamentos mais saudáveis. Além disso, uma vida equilibrada contribui para a prevenção de doenças, melhora a qualidade do sono e fortalece a capacidade de lidar com situações estressantes do dia a dia”, explica o profissional.

O Dr. Alexandre Pimenta lista também uma série de dicas sobre como alcançar o equilíbrio nos diferentes setores que compõem a Saúde Integrada:

1. Alimentação saudável e balanceada: uma dieta equilibrada não só beneficia o corpo, mas também a mente. Por isso, é importante priorizar alimentos naturais e nutritivos, como os ressaltados no e-book gratuito sobre emagrecimento saudável do Cartão de TODOS.

2. Exercícios físicos regulares: a prática regular de atividades físicas não apenas fortalece o corpo, mas também libera endorfinas, melhorando o humor e reduzindo o estresse. Para isso, engajar com práticas esportivas pode ser a melhor solução.

3. Educação Financeira: é importante conhecer  gastos, fazer um planejamento financeiro e buscar investir no futuro. Cabe lembrar também a importância de evitar dívidas desnecessárias e o valor da conquista da independência financeira.

4. Equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: em meio à correria do dia a dia, é necessário lembrar de valorizar o tempo livre. Para isso, vale se desconectar do trabalho quando possível e dedicar tempo a hobbies e momentos de lazer, isso faz a diferença na saúde mental.

5. Estabelecer relacionamentos saudáveis: relações interpessoais positivas são essenciais para a saúde mental. Para isso, vale cultivar relacionamentos significativos.

6. Praticar a gratidão: apreciar o que se tem e buscar uma melhoria contínua pode ajudar a reduzir o estresse e promover uma perspectiva mais positiva da vida.

 

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

MidOcean Energy da EIG adquire participação adicional de 15% na Peru LNG da Hunt Oil Company

Investidor estratégico da MidOcean, Aramco, irá oferecer financiamento para investimento

16 horas ago

Camada de ozônio pode se recuperar em quatro décadas

Relatório destaca que eliminação global de produtos químicos ajuda a alcançar essa recuperação, mas queimadas…

16 horas ago

Tráfego pago acelera o crescimento nas vendas on-line

Grande volume de conteúdo disponível nas redes sociais faz da mídia patrocinada uma das principais…

16 horas ago

Dançaterapia promove cuidado integral do corpo, mente e alma

Também conhecida como terapia pela dança e movimento, o metódo é usado em contextos clínicos…

16 horas ago

Charity Day arrecada fundos para vítimas das chuvas no RS

Evento em São Paulo reuniu famosos, como Priscila Fantin e Reinaldo Gottino, o publicitário Nizan…

16 horas ago