Categories: Comunicação

Turnover desafia empresas de BPO: como contornar?

Além do desafio de atrair e contratar os talentos para desempenhar funções para as diversas áreas de uma companhia, reter os melhores profissionais está entre os maiores desafios vivenciados pelas equipes de RH (Recursos Humanos) das empresas do Brasil.

Segundo um levantamento conduzido pela Robert Half com base em informações do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o turnover (taxa de rotatividade, em português) nas empresas brasileiras aumentou 56% em relação ao período pré-pandemia. Com isso, o Brasil conquistou o posto de país com o maior índice de turnover do mundo, à frente do Reino Unido (43%), França (51%) e Bélgica (45%).

De acordo com o balanço, a taxa de saídas voluntárias nos empreendimentos do país, em relação ao de desligamentos, passou de 33% para 48%, conforme noticiado pelo G1.

Greci de Braga, fundadora do Grupo BR Call – empresa que atua com terceirização de operações e processos em todos os segmentos da jornada do consumidor – conta que o maior impacto de um alto turnover em empresas de BPO (Business Process Outsourcing – Terceirização de Processos de Negócios, em português), especificamente, é a perda da qualidade, a diminuição de produtividade e o retrabalho em contratação e treinamento.

“As empresas podem empreender determinadas medidas a fim de reduzir o turnover em companhias de BPO se valendo de determinadas ferramentas e estratégias, como endomarketing, comissão, validação e cultura de meritocracia”, afirma.

Braga explica que, no segmento de call center, o maior desafio é a diminuição de turnover. “É possível utilizar técnicas de endomarketing com validação semanal, além de monitorias semanais e feedback diários. Com a nova geração chegando ao mercado de trabalho, o salário não é o diferencial e sim o ambiente de trabalho e a cultura da empresa”.

Nas palavras da empresária, “manter a harmonia e alegria com profissionalismo e com o resultado esperado entregue é o maior desafio experimentado pela gestão de pessoas em uma empresa”.

Para Braga, manter o plano de carreira também é algo motivador. “Na BR Call, por exemplo, nossos melhores gerentes são aqueles que iniciaram como estágio e percorreram todos os pilares da empresa. Os cases de sucesso de colaboradores também são boas estratégias para reter talentos e diminuir o turnover”, diz ela.

Para mais informações, basta acessar: https://grupobrcall.com/

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Produtora goiana lança animação que discute medos e traumas da infância

Série “Josh Journey: Combatendo Pesadelos” transforma o universo dos sonhos em espaço de enfrentamento simbólico…

1 dia ago

Caf lança solução para prevenção de fraudes em documentos

A tecnologia VerifAI Docs detecta fraudes em documentos digitais de diferentes naturezas com o apoio…

1 dia ago

Orgulho LGBTQIA+ destaca luta por saúde e trabalho

No mês da visibilidade, números sublinham a importância de combater a discriminação para assegurar direitos…

1 dia ago

UniFECAF realiza eventos virtuais para integrar EaD

A UniFECAF realiza eventos virtuais para integrar alunos do EaD, possibilitando interação com professores e…

1 dia ago

Brasil registra avanço na demanda por livros em 2024

Autores reconhecidos pela Cevi Editora em 2024 reforçam como a escrita profissional pode transformar a…

1 dia ago

Uniphore acelera a expansão pela Europa

Lançamento do Business AI Suite, Hearst UK e Konecta Momentum sinalizam crescimento estratégico

1 dia ago