Em homenagem ao centenário de João Saldanha, o programa No Mundo da Bola resgata histórias do saudoso jornalista, escritor e técnico de futebol neste domingo, 2 de julho, ao vivo, às 21h, na TV Brasil. Cronista esportivo renomado fora d nos gramados, ele foi o treinador que classificou a seleção brasileira para a Copa do Mundo de 1970, no México, onde o país conquistou o tricampeonato com o técnico Zagallo.
A mesa-redonda, conduzida por Sergio Du Bocage com comentários de Marcio Guedes, recebe o também jornalista Sergio Lobo Filho e o editor Cesar Oliveira no estúdio da emissora no Rio de Janeiro. De São Paulo, participa o repórter Rafael Esgrilis. O programa exibe um vídeo exclusivo gravado por Pelé sobre Saldanha.
O No Mundo da Bola também debate a final da Copa das Confederações, decisão que coloca Alemanha e Chile na disputa pelo título do torneiro teste para a Copa do Mundo da Rússia em 2018.
Outro assunto em pauta são os resultados das partidas realizadas por equipes brasileiras na Copa Sulamericana e os primeiros confrontos da nova fase da Copa do Brasil. Os comentaristas repercutem ainda a rodada do final de semana do Campeonato Brasileiro.
Apelidado pelo ilustre cronista Nelson Rodrigues de João Sem-Medo, o lendário João Saldanha foi jogador de futebol do Botafogo, mas abandonou a carreira dentro das quatro linhas para se graduar em Jornalismo. Na imprensa, Saldanha se tornou referência e foi um dos principais nomes da crônica esportiva brasileira.
Já como treinador de futebol, o homenageado dirigiu o Botafogo no título estadual de 1957. Também foi técnico da seleção brasileira. Ele montou a equipe para as Eliminatórias e classificou o país para a Copa do Mundo de 1970. Saldanha foi afastado do comando da equipe canarinho poucos meses antes do início da competição internacional no México.
A pesquisa do programa No Mundo da Bola dessa semana que saber dos telespectadores e internautas quais atletas da seleção brasileira atual, comandada por Tite e liderada por Neymar, teriam vaga entre as feras de João Saldanha. O time treinado pelo jornalista reunia craques como Carlos Alberto Torres, Djalma Dias, Piazza, Gerson, Jairzinho, Tostão e Pelé.
Durante o bate-papo esportivo, o escritor e editor Cesar Oliveira fala sobre o lançamento do livro “As 100 melhores crônicas – comentadas – de João Saldanha” em tributo ao centenário do jornalista. O convidado organizou os textos do homenageado a partir de acervo das publicações entre 1960 e 1990, ano em que Saldanha faleceu, durante a cobertura da Copa do Mundo na Itália.
No Mundo da Bola – domingo (2 de julho), às 21h00, na TV Brasil
Michael Toh traz mais de 20 anos de liderança e experiência relevante no setor para…
Hoje, a Crayon anunciou que irá trabalhar com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa…
Liderando o caminho da Revolução Multi-X, a Kymeta Goshawk u8, uma antena híbrida GEO-LEO, está…
Parintins Agropecuária estará na Expoferr 2024, de 05 a 09 de novembro, para apresentar suas…
Evento reuniu autoridades como o novo prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, e…
Estudo feito pela Afya mostra que a presença de escolas de Medicina em 20 municípios…