A partir da próxima segunda-feira, 6, a TV Brasil, que completa uma década neste ano, entra em nova fase. A emissora pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) apresenta programação mais diversificada, com temáticas especiais para cada dia da semana, novos programas e mais espaço para o jornalismo ao vivo.
“Vamos apresentar um novo modelo de programação que ofereça atrações variadas e de interesse das pessoas”, afirma o superintendente da TV Brasil, Caique Novis.
Na nova grade, programas jornalísticos inéditos, comandados por Roseann Kennedy e Adalberto Piotto, se mesclam a atrações consagradas como o ‘Sem Censura’ e ‘Stadium’, que trazem novidades e cenários repaginados. Piotto estreia o jornalístico diário ‘Cenário Econômico’; enquanto Roseann conduz seu novo programa de entrevistas, o ‘Conversa com Roseann Kennedy’. No programa de estreia da próxima segunda, Roseann entrevista a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.
O horário noturno tem novidades. Após a faixa de dramaturgia, sempre às 20h30, a TV exibirá, de segunda a sexta, temática especial para cada dia da semana, no horário a partir das 21h30. Na segunda-feira, a emissora apresentará programas de opinião; na terça, de cultura; na quarta, conhecimento; na quinta, realidade; e, na sexta, o assunto é diversidade.
Jornalismo ao vivo
Na nova fase, a TV exibirá jornalismo ao vivo, de segunda a sexta, das 16h30 às 20h30. A faixa começa com o ‘Fique Ligado’, que traz notícias de entretenimento, cultura e variedades, apresentado por Gustavo Minari. Às 17h, o ‘Sem Censura’ vai ar com novo cenário e maior dinamicidade, sempre trazendo para a roda de debates entrevistados de renome para conversas descontraídas sobre temas de relevância social e cultural, conduzidas por Vera Barroso.
Nos ‘Corredores do Poder’ continua no ar às 18h30, com os fatos e bastidores da política apresentados por Roseann Kennedy. Às 19h, é a vez do ‘Stadium’. O programa esportivo mais antigo da TV brasileira completa 40 anos, neste ano, e também traz novidades, com novo cenário, novos quadros e, agora, com apresentação em LIBRAS. Completando a faixa de jornalismo diário, entra no ar, das 19h45 às 20h30, o jornalístico ‘Repórter Brasil Noite’.
“Queremos valorizar o jornalismo e oferecer ao público notícias e análises do mundo político, econômico, esportivo e cultural. E tudo isso diariamente e ao vivo”, explica Caique Novis. “O telespectador poderá acompanhar os principais fatos da atualidade, de segunda a sexta, a partir de programas conduzidos por jornalistas talentosos e experientes”, afirma.
Programação noturna
Uma das inovações da emissora é a organização da grade semanal por temáticas especiais. Depois da faixa de dramaturgia, a partir de 21h30, a TV Brasil oferece programas diferenciados voltados para assuntos específicos.
Na segunda-feira, o tema é opinião. O telespectador assistirá a programas dedicados ao debate e à diversidade de visões e de opiniões. Para esse dia, a novidade é a estreia do ‘Conversa com Roseann Kennedy’. A jornalista apresenta, sempre às 21h30, uma entrevista de trinta minutos com nomes importantes da atualidade. A ideia é promover a ampla discussão dos grandes temas da política, da economia, da cultura e da realidade brasileira.
Às 22h, entra no ar o ‘Diálogo Brasil’, com mais entrevistas, o programa discute, a cada semana, assuntos como educação, esporte, saúde, cultura e também política. Em seguida, às 23h, a TV exibe o ‘CPLP – Nossa Língua’, que apresenta documentários sobre cultura e sociedade nos países de língua portuguesa.
Na terça, o assunto é cultura. A TV Brasil oferece música, teatro, cinema. “Do samba ao baião, dos palcos às lentes, muito conteúdo e alimento para a alma”, resume Caique, em relação a essa faixa especial, que começa, às 21h30, com o ‘Arte do Artista’, com Aderbal Freire. Segue, às 22h, com ‘Samba na Gamboa’, apresentado por Diogo Nogueira. E continua com séries, como a atual ‘O Milagre de Santa Luzia’, às 23h; e o programa ‘Todas as Bossas’, espaço tradicional da emissora para os melhores shows e performances culturais do país, que entra no ar à meia-noite.
Conhecimento é o tema da quarta-feira. Nesse dia, a emissora exibirá programas, em forma de ficção ou documentário, com histórias que emocionam, despertam a curiosidade e enriquecem o conhecimento sobre o mundo. Às 21h30, a TV mantém a transmissão da série infanto-juvenil ‘A Grande Viagem’. Às 22h, entra no ar o ‘Futurando’, que discute ciência, meio ambiente, tecnologia e projetos inovadores. Às 22h30, o ‘Bom Dia Arqueologia’ recebe pesquisadores, arqueólogos e outros especialistas que apresentam trabalhos sobre as descobertas e os dilemas da arqueologia no Brasil. Em seguida, às 23h, o ‘Cine Nacional’, apresentado por Priscila Rangel, destaca a produção nacional, com filmes de várias épocas e gêneros.
A noite de quinta é dedicada à realidade, com reportagens investigativas, de análise e entrevistas que discutem o país e o mundo. A série ‘Incertezas Críticas’, que vai ao ar às 21h30, analisa o mundo contemporâneo por meio de entrevistas com intelectuais como Noam Chomsky e Alain Touraine. Às 22h, o programa recordista em premiação da TV Brasil, ‘Caminhos da Reportagem’, apresenta grandes histórias com seriedade e sensibilidade. Às 23h, o ‘Camarote 21’, produzido pela Deutsche Welle Brasil, apresenta destaques da cultura contemporânea internacional. E, às 23h30, o programa ‘Café Filosófico’ discute, em série de encontros, os anseios e as angústias dos indivíduos na sociedade atual.
A sexta-feira é o dia de celebrar a tolerância, as diferenças e a diversidade. Às 21h30, o programa ‘Entre Fronteiras’ traz sempre histórias instigantes de diferenças culturais existentes nos limites do país. Às 22h, ‘Entre o Céu e a Terra’ mistura ficção e documentário para revelar, por meio da diversidade regional e cultural do Brasil, como as mais diferentes religiões se posicionam sobre temas da humanidade. Em seguida, às 23h, o ‘Estação Plural’ traz, de forma leve e descontraída, entrevistas e debates sobre comportamento, com temas ligados ao universo LGBT, mas de interesse ou curiosidade geral. À meia-noite, toda a diversidade musical do Brasil é apresentada pelo ‘História das Canções’, que traça panorama sobre a trajetória de ícones da música romântica brasileira.
Campanhas
A TV Brasil também aposta em campanhas de conscientização. Mais tolerância, mais diversidade, mais gentileza são exemplos de temas de vinhetas que ganham destaque ao longo da programação. A ideia é estimular o respeito aos valores coletivos e individuais.
“Queremos assumir o compromisso de, além de produzir conteúdo com mais credibilidade e diversidade, cultivar valores humanísticos”, diz o superintendente da emissora.
Com bom humor e criatividade, uma série de vinhetas com essas preocupações já está sendo produzida e exibida para a veiculação ao longo de 2017. De cara nova, a TV Brasil se aprimora na missão de oferecer uma programação com mais qualidade, mais informação, mais diversidade e credibilidade.
A NielsenIQ (NIQ) tem o prazer de anunciar que Mohit Kapoor, diretor de tecnologia, foi…
SYDNEY e HONG KONG, May 23, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A AI-Media Technologies Limited ("AI-Media"),…
De 4 a 6 de junho, em Belo Horizonte, a feira reunirá especialistas, empreendedores e…
Ação contempla 148 cidades paulistas e inclui parcerias com 84 municípios para projetos de urbanização…
Cerca de três mil estudantes da rede pública de ensino participam do projeto que já…
Indicada para pacientes que possuem mieloma múltiplo em estágio avançado, a terapia inovadora reduz em…