As informações que são veiculadas na TV são confiáveis para 69% dos brasileiros. É isso que mostra o estudo “Consumo de Notícias do Brasileiro” realizado em parceria entre a Advice Comunicação Corporativa e a BonusQuest. A pesquisa tem como objetivo entender quais são os novos hábitos de consumo de informação com a chegada das tecnologias e a credibilidade dos veículos.
A maior proporção de confiabilidade está com a TV, porém as outras mídias não ficam muito longe. Os jornais, por exemplo, passam confiança para 68% dos respondentes. Rádio (66%), portais de notícias (65%), revistas (56%) e mídias sociais digitais (26%) também aparecem no estudo.
Ainda sobre a televisão, o levantamento revela que 90% dos respondentes assistem a mídia com o objetivo de se informar e não apenas entreter. Os telejornais do Grupo Globo respondem por mais de 70% do atual consumo de informação por meio da TV. Os entrevistados elencaram três jornais da emissora como os principais programas utilizados para se informar: ‘Jornal Nacional’ (45% dos votos), seguido da GloboNews (17%) e do ‘Jornal da Globo’ (10%). Na classificação geral, o ‘Jornal da Record’ ficou empatado com o último jornalístico da Globo com 10% da preferência.
“A audiência do ‘Jornal Nacional’ não é surpresa, crescemos sabendo que é o jornal televisivo de maior audiência do país. Mas a grande adesão da GloboNews, um canal dedicado exclusivamente à notícia, com mais análises e temas econômicos e políticos, como fonte de informação surpreendeu positivamente”, explica a presidente da Advice Comunicação Corporativa, Fernanda Dabori.
A pesquisa foi realizada em novembro do ano passado por meio de questionários no aplicativo BonusQuest, e-mail e em redes sociais, e teve um universo de mil entrevistados em todo o Brasil.