TV Globo investe pesado em novo prédio dedicado ao jornalismo

Apresentado aos telespectadores na noite de segunda-feira, 19, o novo cenário do ‘Jornal Nacional’ representa apenas parte do recente investimento da TV Globo em seu departamento de jornalismo no Rio de Janeiro. A emissora investiu pesado (o valor final gasto não foi divulgado) para construir um prédio que, a partir de agora, passa a abrigar as redações do ‘Bom Dia Brasil’, da editoria Rio e do próprio ‘JN’. Pensada para facilitar a integração entre veículos do grupo, a estrutura recém-inaugurada conta com a presença da equipe do portal G1 e com posto avançado dedicado à GloboNews.

O novo prédio do jornalismo da TV Globo começou a ser construído no final de 2014, estando localizado no complexo pertencente ao Grupo Globo no bairro carioca do Jardim Botânico. Sozinho, o edifício tem 3.405 m² de área construída. Além do novo estúdio do ‘Jornal Nacional’ e da integração com as redações da internet e da TV por assinatura, o ambiente abriga os times de operações e da News Source, agência audiovisual de notícias mantida pela emissora desde maio de 2014, fruto de parceria com a Associated Press (AP).

A nova sede do jornalismo da TV Globo no Rio de Janeiro foi planejada com diretores e engenheiros do canal pensando – e investindo – em soluções sustentáveis. A fachada possui revestimento de tela com propriedades térmicas que reduzem a incidência solar e, consequentemente, a temperatura interna de todo o prédio. Usada como área de convivência entre os mais de 100 jornalistas que trabalham no local, a cobertura, com muito verde, ajuda no isolamento térmico e, com iluminação em LED, auxilia na diminuição do gasto de energia elétrica – conforme endossa a equipe de comunicação da empresa midiática.

André Trigueiro, mestre do jornalismo na categoria “sustentabilidade” do Prêmio Comunique-se, aprecia a cobertura da nova sede do jornalismo da TV Globo (Imagem: Reprodução/YouTube/Globo)

Ainda sobre a estrutura da nova “casa”, a TV Globo informa que um dos destaques diz respeito ao dia a dia de trabalho dos jornalistas. Trata-se da “sala de partida”, ambiente organizado para funcionar como departamento de apuração e monitoramento do que ocorre pelo Rio de Janeiro – mas que também promete auxiliar no abastecimento do ‘Jornal Nacional’ e do ‘Bom Dia Brasil’ com pautas sobre outros locais do Brasil e do mundo. Com video wall, o espaço permite, ainda, acompanhar em tempo real agências internacionais de notícias, canais de TV e as movimentações das equipes de reportagens baseadas na capital fluminense.

Leilane Neubarth, da GloboNews, exibe a “sala de partida” da nova redação global (Imagem: Reprodução/YouTube/Globo

Compromisso com o jornalismo

Presidente do Grupo Globo, Roberto Irineu Marinho inaugurou – oficialmente – a mais nova sede do jornalismo da principal emissora de TV do país em audiência na tarde de segunda, 19, horas antes de o ‘Jornal Nacional’ aparecer de cara nova para milhões de brasileiros. O executivo discursou em evento fechado aos profissionais da casa e reforçou que o investimento simboliza o protagonismo que a busca pela informação e a veracidade dos fatos têm dentro da emissora. “Nosso primeiro compromisso é com o jornalismo e é significativo que, no auge de um período crítico da vida nacional, estejamos inaugurando um moderno estúdio de jornalismo na Globo”, afirmou.

Jornalista por formação e atual diretor-geral da TV Globo, Carlos Henrique Schroder demonstrou sinergia de pensamento com Roberto Irineu Marinho. De acordo com ele, o conteúdo é o “valor maior” do trabalho desenvolvido pela emissora televisiva. “É ele que nos alimenta, nos dá força e é fundamental. Em qualquer horário, em qualquer programa ou telejornal, em qualquer mídia. Ao olhar para o futuro, a gente vê que o jornalismo de verdade é o que permanecerá e tenho certeza que juntos estamos construindo muito bem, com muita solidez, esse caminho”, declarou o diretor-geral que, anteriormente, foi responsável pela direção nacional de jornalismo do canal.

Jornalistas da TV Globo, da GloboNews e do G1 falam do novo prédio

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Laboratório de Biociências da Rigaku é inaugurado nos EUA

– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…

4 horas ago

PUMA lança Green Flags: um novo podcast que envolve a geração Z na sustentabilidade

A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…

4 horas ago

Moody’s adquire a Numerated Growth Technologies para expandir soluções de tecnologia de empréstimos

A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…

4 horas ago

DeepGreenX e Veea anunciam contrato de parceria estratégica mundial

A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…

4 horas ago

Cloudflare expande presença no México em meio ao crescente uso da Internet e ameaças à segurança cibernética

No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…

1 dia ago

Andersen avança na prática de avaliação global em 10 países da Ásia-Pacífico

A Andersen, empresa de serviços profissionais multidisciplinares e independentes que mais cresce no mundo, continua…

1 dia ago