O mês de março está movimentado para o Twitter. Nesta semana, a plataforma anunciou diversas novidades com foco na experiência de usuários e anunciantes. As principais mudanças da rede social se refletem no limite de caracteres de publicações, anúncios no Periscope – aplicativo de transmissão de vídeos – e o lançamento de um projeto para aproximar marcas e consumidores.
Com objetivo de dar mais flexibilidade às conversas na plataforma, desde terça-feira, 28, os nomes de perfis citados em tweets de resposta deixaram de ser computados no limite de 140 caracteres por tuíte. Em vez de aparecer dentro do post, o “@nomedousuário” que recebe a resposta agora virá acima do texto.
“A mudança atende a uma demanda dos próprios usuários do Twitter e foi baseada em pesquisas e testes feitos na plataforma, que apontaram maior envolvimento das pessoas nas conversas com o novo recurso em funcionamento”, diz a rede social ao anunciar a mudança que vale para a versão web do Twitter e para os aplicativos para os sistemas Android e iOS. Para utilizar os novos recursos, é necessário ter a versão mais atualizada do aplicativo.
Outra atualização anunciada é que o Twitter passou a permitir anúncios em vídeos do Periscope. As publicidades poderão ser inseridas como pre-roll, no início das transmissões (ao vivo ou reproduzidas). Segundo o site, a novidade é “oportunidade de monetização de conteúdo para criadores e marcas aproveitarem interações relevantes para se relacionarem com consumidores”.
“O consumo de vídeo no Twitter tem crescido intensamente e, por isso, vídeos estão cada vez mais presente nas estratégias de marcas na plataforma. Os anúncios em pre-roll no Periscope são nova forma de aproveitar os vídeos live e sob demanda para entrar nas conversas importantes para os consumidores”, diz o site.
Além da inserção de anúncios, foram anunciadas novas maneiras para que os usuários do Periscope tenham acesso a informações detalhadas sobre a sua audiência: nova aba de atividades, com detalhes sobre como as pessoas interagem com o seu perfil, e painel de controle com análises das transmissões.
A aba de atividades mostra informações sobre o engajamento com a sua audiência e o desempenho de cada um dos vídeos, incluindo quando ganha novos seguidores ou quando alguém assiste ao replay de uma transmissão. O recurso está disponível para os sistemas Android e iOS. Futuramente, informações sobre outras atividades serão adicionadas à aba.
Para completar as novidades do mês, foi lançado nesta quinta-feira, 30, o Twitter Business Solutions (TBS), plataforma para facilitar a comunicação entre marcas e consumidores. Entre as possibilidades oferecidas na ferramenta, estão, por exemplo, a otimização dos perfis corporativos, o atendimento ao cliente também em ambiente privado e o uso de automação de mensagens (bots) de acordo com o objetivo de negócios de cada cliente.
Quatro marcas estreiam a ferramenta: os perfis da Fiat (@FiatBR), do Jeep (@JeepdoBrasil), a Oi (@digaoi) e a Budweiser (@Budweiser_Br). Diretor de desenvolvimento de negócios do Twitter para América Latina, Daniel Carvalho destaca que a rede social é ambiente naturalmente utilizado pelos consumidores para conversar com marcas. “Dos usuários do Twitter, 80% seguem pelo menos uma conta de marca, e as diversas funcionalidades que desenvolvemos vão facilitar essa conversa”, afirma.
A Fiat está utilizando o TBS para atendimento automatizado via mensagem direta (DM), que permite responder de maneira inteligente e automática, em ambiente privado, a perguntas dos consumidores, como sobre características e preços de veículos, localização da concessionária mais próxima, agendamento de revisões, solicitação de catálogo e orçamentos.
“A parceria com o Twitter só reforça o compromisso da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) de estar sempre buscando o melhor em tecnologia e inovação para suas marcas, e Fiat sempre foi pioneira em fazer isso. Mais uma vez, saímos na frente, com ferramenta essencial e usando as plataformas digitais, que é onde o nosso consumidor está. Nossos objetivos são o de conhecer melhor o consumidor e entender suas preferências. E assim oferecer maior entendimento dos nossos produtos”, diz a gerente de marketing e comunicação para marcas da FCA Latam, Malu Antonio.
Com objetivo de melhorar a experiência de seus cliente, a Oi também colocou em desenvolvimento atendimento a consumidores no ambiente privado das mensagens diretas (DMs). “A parceria é mais uma iniciativa de aproximação do cliente com a Oi em seus canais digitais. A TBS viabilizará canal direto de comunicação privada do usuário com a empresa, que vai poder oferecer informações e soluções em tempo real e de forma pessoal”, diz o diretor de varejo da operadora, Bernardo Winik.
A Budweiser planeja utilizar a TBS para impactar usuários em dias de jogos da NBA e permitir que eles façam o pedido de cerveja gelada por meio de mensagens diretas no Twitter. A entrega da cerveja será feita em até uma hora pelo Zé Delivery, serviço de entregas da marca. “Para Budweiser é super importante estar mais próxima do consumidor, e queremos fazer isso cada vez mais de forma natural e relevante. O projeto com a TBS vai ser fundamental para entregarmos valor para o fã da marca no momento certo”, afirma o digital manager for premium brands, Lucas Oliveira.
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