Hoje não há como uma marca não incluir a publicidade digital em seu plano de marketing. Sabemos a importância desse meio por atingir um número maior de pessoas que passam o dia conectado, navegando na internet. Segundo uma pesquisa publicada pela empresa americana eMarketer, em 2017, a publicidade digital vai superar a publicidade na televisão, nos Estados Unidos.
Em breve esse movimento também chegará em terras brasileiras e é por isso que é preciso pensar e repensar em como você quer que sua empresa se destaque no meio de tantas informações disponíveis no meio digital. Sei que é uma tarefa árdua encontrar maneiras arrojadas de engajar sua marca com um target tão pluralizado quanto temos hoje, mas já possível utilizar novos formatos de anúncios que tendem ser mais assertivos que os modelos convencionais e usados desde a popularização da internet.
Há diferentes formas de explorar todo potencial das mídias digitais, oferecendo formatos com programação personalizada, trazendo a possibilidade de integrações com serviços de terceiros e ainda mais flexibilidade de conteúdo. Vai muito além do padrão para impactar o usuário. Isso cria uma nova experiência de anúncios online. Também é preciso pensar em ações específicas para a mídia mobile, devido à variedade de formatos e alto alcance que ela oferece, fazendo com que sua marca esteja sempre presente na palma da mão do usuário desejado.
Recentemente, a pesquisa do IPG Mediabrands Magna mostrou que a publicidade digital irá alcançar um market share de 40% em território americano, mas que terá consequência global, pois isso gerará uma movimentação de U$202 bilhões ao redor do mundo. Isso é apenas um reflexo do que vemos em nosso dia a dia, onde as pessoas estão direcionando sua audiência para os meios digitais, deixando de lado outros formatos, como a televisão, que desde sua invenção, liderou o mercado publicitário em todo o mundo.
Mas reitero que é preciso muito cuidado no momento de dirigir seus esforços para o mundo digital, pois é necessário fazer um planejamento detalhado das ações que se pretende fazer. Para otimizar resultado, é preciso identificar os segmentos que deseja atingir. Uma extensa análise de dados brutos é fundamental para se conseguir os melhores resultados possíveis. Essa é uma possibilidade que outras mídias não oferecem com tanta precisão e ainda agilidade para uma mudança de direcionamento, caso seja necessário.
Explorar a publicidade digital será a melhor maneira de levar sua marca de forma direta e objetiva ao público-alvo desejado. A tendência é que esse mercado cresça exponencialmente nos próximos anos, provocando uma grande transformação na maneira das empresas conversarem com o consumidor. Não perca essa oportunidade!
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Victor Canô. CEO da Cazamba, empresa de tecnologia em mídia que permite marcas engajarem com seus consumidores.