Opinião

Um e-mail é capaz de mudar a vida de alguém?

Algum e-mail já impactou direta ou indiretamente sua vida? Há dez anos, quando recebi um e-mail de uma das empresas líder de marketing digital em 2011, segundo o Forrester Wave Report, a Responsys, não imaginava que isso poderia impactar milhares de pessoas que trabalhavam comigo.

Leia mais:

Divido com vocês minhas reflexões sobre como aprendi de onde nascem as oportunidades e como aproveitá-las. O ano era 2011 e todo tempo era dedicado para o desenvolvimento corporativo da Pmweb, onde atuo desde 2008. Vivíamos um grande crescimento no período, e estávamos buscando meios de acelerar essa expansão. Fundada em 1996, a empresa atuava no mercado de CRM e Marketing Digital, e atendia apenas hotéis e resorts, mais especificamente, grandes empreendimentos das redes hoteleiras. O time tinha pouco mais de 30 profissionais, com um histórico consolidado de entregas, produtos e relações com o mercado.

Ninguém poderia dizer que um e-mail seria capaz de mudar o rumo da empresa. Quem contribuiu com esse feito foi o Thiago Freire, que atuava na área de Worldwide Business Development da Responsys, empresa do Vale do Silício, que cinco meses antes havia feito o IPO em Nasdaq. A oportunidade no ar. Arrisquei e dei continuidade. Agendei uma reunião entre os representantes, em San Bruno, na Califórnia. Seis meses depois, fui convidado a me tornar sócio da Pmweb quando a Responsys comprou uma parcela minoritária da companhia.

Muitas mudanças ocorreram desde a primeira conversa. Com o passar dos anos, o time cresceu mais de 10x e a receita da empresa, aproximadamente, 20x. A Responsys foi comprada pela Oracle e nos tornamos o principal parceiro de Marketing Cloud deles. Já em 2016, compramos a Intuitive Intelligence, em 2017 vendemos o controle da Pmweb para a WPP e nos tornamos um dos parceiros da Salesforce Marketing Cloud que mais cresce no Brasil. Neste ano, fizemos o spin off do OTO, uma retail tech, que já nasceu atendendo várias marcas do varejo no Brasil, com vocação global e integrada às principais tecnologias de ecommerce, marketing cloud e demais softwares do dia a dia do varejo. Nosso negócio de hotelaria continuou crescendo e, hoje, é muito maior do que em 2012 quando assinamos com a Responsys.

Por isso, separei alguns aprendizados sobre como nascem as oportunidades para compartilhar, sob as observações pelas minhas lentes. Entre elas, destaco: esteja em movimento, aberto para ideias e pessoas e não espere encontrar algo pronto, você irá fazer a sua parte para uma oportunidade acontecer.

“Demorei três anos para entender onde estava, mas sabia que daria certo e apostei no feeling

Caso pudesse descrever a fórmula da oportunidade, certamente seria o movimento x encontro, dividido pela preparação. E além dos pilares citados, a fé seria outro ponto que pode fazer surgir uma oportunidade. Porém, antes de iniciar a busca por elas, é preciso entender: em que momento estarei preparado para alcançá-la? Vou estar aberto para percebê-la? Farei um grande esforço para que ela aconteça? Assim, você não precisa esperar tanto, pois desperdiçará muitas chances.

Refletindo sobre como era antes e depois desse e-mail, entendo que é necessário estar em movimento, se preparar, estudar e encontrar pessoas certas, além de entender o mercado em que atua. Ainda destaco outro aprendizado que tive em encontros com empresas de ramos diferentes e arrisco dizer que é preciso dar valor ao seu tempo e entender que se ele vale menos, você pode arriscar mais. Já a medida que se torna mais caro e raro, você precisa ter novas pessoas para dividir, como a família. E quanto antes errar, melhor, afinal, esse é um insight de perceber o erro e acertar no futuro.

Há diversas formas para entender de onde nascem as oportunidades e como buscar reconhecimentos pelo seu trabalho quando ele for acima da média. Demorei três anos para entender onde estava, mas sabia que daria certo e apostei no feeling.

Entretanto, não adianta só uma peça estar pronta para o sucesso. O time todo precisa entrar em sintonia para que o pilar das oportunidades possam resultar em bons negócios. Não existem atalhos, caminhos, regras ou manual de instruções, mas acreditar e envolver as pessoas certas poderão ser os primeiros passos. Assim, se descobrem as oportunidades!

*Augusto Rocha, VP de Vendas e Marketing da Pmweb

Compartilhe
0
0
Leitor-Articulista

Espaço aberto para a veiculação de artigos produzidos pelos usuários do Portal Comunique-se. Para ter seu conteúdo avaliado pela redação, com possibilidade de ser publicado na seção 'Opinião', envie e-mail para jornalismo@comunique-se.com.br, com “Leitor-articulista” no assunto.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

17 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago