Na comunicação, os detalhes podem fazer a diferença. No que diz respeito à imagem televisiva podemos considerar os gestos e a vestimenta como fatores imprescindíveis para uma transmissão eficiente. Os gestos, sempre que bruscos, tiram o foco do receptor na mensagem enunciada. Brincos e pulseiras extravagantes podem excluir a atenção, além de gerar reflexos inesperados por meio das luzes do estúdio.
Na quarta-feira, 13 de maio, Renata Vasconcellos, âncora do Jornal Nacional, protagonizou uma cena digna de aula de media training. Durante o intervalo da novela das 6, ‘Novo Mundo’, ao entrar para anunciar as principais notícias do ‘JN’, a jornalista apareceu vestida em traje similar ou, de fato era mesmo, um roupão de seda. A vestimenta acabou chamando a atenção dos telespectadores que provavelmente não perceberam que a escalada do jornal passava mensagens importantes como o pedido da defesa de Temer para adiar o seu depoimento e a posse do Ministro da Justiça, Torquarto Jardim.
Os âncoras não mudam as características de seu figurino justamente para não colocar ruídos em meio às mensagens. Esta também é a premissa básica durante as aulas de posicionamento para porta-vozes: a roupa ou detalhes como brincos ou relógios não podem sobressair ao comunicado. E foi no que deu. Em pouco tempo, a jornalista estava em quase todos os sites de entretenimento.
A notícia do figurino da jornalista chegou a ser destaque em grandes portais, superando até mesmo matérias relacionadas à crise política.
A repercussão surtiu efeito. Naquele mesmo dia, no Jornal Nacional, Renata Vasconcellos mudou o figurino e vestiu algo mais discreto. Mas já era tarde e a internet além de ágil, não perdoa.
Renata Vasconcelos tá passando tanto tempo no Jornal Nacional que ta indo trabalhar até de roupão. #FolgaPraRê pic.twitter.com/V3XaPZAIvy
— virei jornalista (@VireiJornalista) May 31, 2017
https://twitter.com/fatosbrisa/status/870356220351217665
Ricardo Nóbrega. Professor de Media Training pelo Senac e Assessor de Imprensa da Fundação Cásper Líbero.