UOL escreve carta aberta e afirma que é hora de repensar a publicidade online

Em carta aberta publicada na sexta-feira, 31, o UOL defende que é hora de repensar a publicidade online. No texto, o veículo fala sobre o relacionamento entre propaganda e conteúdo relevante e crível, afirmando que a crença nos anúncios online está abalada pela associação a fake news.

“A crença na publicidade online foi abalada nos últimos dias. Alguns dos maiores anunciantes do mundo reduziram ou encerraram o investimento em algumas das principais plataformas de mídia digital. O motivo? Propaganda associada a conteúdos falsos ou ilegais. Pela impossibilidade de controlar o contexto de veiculação e pela falta de transparência nas métricas para mensuração das entregas e resultados. Entendemos que essas notícias sinalizam o início de um movimento importante do mercado”, diz o UOL.

Para o veículo, algumas empresas perceberam que colocam suas marcas em risco ao anunciar em páginas e vídeos sem se preocupar com o conteúdo ou contexto que está associado a elas. Porém, a discussão sobre contexto não é nova, nem é específica das mídias digitais, mas foi colocada em segundo plano com a consolidação de plataformas digitais globais, nas quais a própria audiência produz o conteúdo.

O UOL argumenta que série de players digitais disseminaram a tese de que uso de dados para alcançar o público-alvo já bastava ou mesmo era mais importante do que o tipo de conteúdo em que a mensagem é veiculada. “Essa tese defende que onde veicular a campanha já não era tão importante. O discurso defendia focar 100% em quem via os anúncios. O mercado absorveu esse conceito com pouca ponderação, até os últimos acontecimentos”.

Na defesa de que é hora de repensar a publicidade digital, o UOL fala sobre sua história, afirmando que há mais de 20 anos produz conteúdo “independente, de qualidade, com transparência e credibilidade”, e lista parceiros como Folha de S.Paulo, TV Bandeirantes, Cyber Cook, Vírgula, Olhar Digital, Brasil Escola, Rede TV, Gizmodo, Notícias da TV, Omelete, Glamurama, Jovem Pan, canais Discovery e ESPN. O site fala, ainda, sobre seu modelo de trabalho, baseado na confiabilidade para audiência e anunciantes.

“Oportunistas tentam desqualificar a publicidade digital. Abandonar o meio é negar os avanços que a internet trouxe e a credibilidade dos produtores de conteúdo jornalístico sério, capazes de oferecer associação de marca em contexto apropriado, com transparência para quem anuncia. É retroceder algumas décadas para não enfrentar o real problema. ‘Content is king’, dizia a velha máxima da publicidade. É hora de voltar a levar essa frase a sério”, finaliza o veículo na carta.

Compartilhe
WhatsappWhatsappFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramLinkedinLinkedinTwitterTwitterPinterestPinterest
0
0
AddThis Website Tools
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

Sustentabilidade na previdência cresce com boa governançaSustentabilidade na previdência cresce com boa governança

Sustentabilidade na previdência cresce com boa governança

Abrapp concede novos Selos de Autorregulação para cinco entidades do setor de Previdência. Reconhecimento é…

15 horas ago
Lipedema e varizes desafiam médicos e afetam brasileirasLipedema e varizes desafiam médicos e afetam brasileiras

Lipedema e varizes desafiam médicos e afetam brasileiras

Doenças afetam milhares de mulheres e podem coexistir, exigindo diagnóstico preciso e tratamentos integrados

15 horas ago
Mercado imobiliário de São Paulo mantém ritmo e atrai investimentosMercado imobiliário de São Paulo mantém ritmo e atrai investimentos

Mercado imobiliário de São Paulo mantém ritmo e atrai investimentos

Construtoras buscam ampliar presença e investem em novos projetos na capital paulista

15 horas ago

Vivacqua Advogados se ajeita para mudança na área energética

Leonardo Mobarak se junta aos profissionais que compõem a Vivacqua Advogados somando com seu conhecimento…

15 horas ago

Economia circular impulsiona sustentabilidade no mercado de autopeças pesadas

Práticas de reutilização e reciclagem ganham espaço no setor, reduzindo o descarte prematuro e promovendo…

15 horas ago

Filtragem de alta performance ganha espaço em cervejarias artesanais

Tecnologias avançadas de filtragem elevam a qualidade dos produtos e impulsionam a sustentabilidade do setor,…

15 horas ago