Em tempos de violência, corrupção, assédios, preconceitos e crises ética, moral e financeira, quem está em alta é a notícia boa. Quem nunca ouviu alguém dizer que “não aguenta mais tanta notícia ruim”?
A notícia boa, que no passado era menosprezada, minimizada, chamada de “perfumaria” no jornalismo – usada para apresentadores darem “boa noite” e sorrir no final do telejornal – virou o jogo, caiu no gosto popular, subiu no pódio e acaba de receber um dos maiores prêmios das comunicações no Brasil.
O SóNotíciaBoa, portal que há mais de 5 anos se dedica a mostrar o que acontece de bom no Brasil e no mundo, recebeu o Prêmio CNBB de Comunicações 2017, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. A plataforma, produzida em Brasília, foi o escolhida na nova categoria “Portal, Sites e Blogs”, instituída este ano no prêmio.
O SóNotíciaBoa foi escolhido por acadêmicos de quatro universidades brasileiras – PUC Rio, PUC Goiás, Católica de Salvador e Católica de Brasília – e recebeu o troféu Dom Luciano Mendes de Almeida, em homenagem ao secretário e presidente da conferência, falecido em 27 de agosto de 2006.
A cerimônia de entrega foi na última sexta-feira, 31 de março, no Cineteatro Afipe, em Trindade, Goiás e será exibida no próximo dia 28 na TV pela Rede Vida e outras emissoras católicas brasileiras.
Coincidentemente, o Papa Francisco gravou em outubro do ano passado com um pedido para que os jornalistas “deem notícias boas no exercício de suas profissões, que levem ao bem da humanidade e do mundo”. Reveja o vídeo:
O apelo faz parte do 51º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2017, que terá como tema notícia boa. É exatamente o que o SóNotíciaBoa vem fazendo diariamente desde agosto de 2011, apesar de não ter qualquer ligação religiosa.
O portal – criado para ser uma alternativa para o público, frente ao noticiário violento na grande mídia – tem como missão fazer jornalismo positivo para melhorar o dia das pessoas: inspirar, formar caráter, cidadãos melhores, criar uma geração de seres mais gentis, solidários e altruístas.
O Prêmio CNBB de Comunicações foi criado para “destacar as iniciativas que evidenciam valores humanos”. Receber este troféu é uma coroação do nosso trabalho e vem comprovar que eu não estava errado ao jogar para o alto 30 anos de jornalismo em rádio e TV para investir no meu sonho de fazer jornalismo positivo.
***** ***** ***** ***** *****
Rinaldo de Oliveira. Criador e diretor-geral do portal SóNotíciaBoa.com.br.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…