Categories: Comunicação

Verão: aumenta o alerta para a prevenção contra o câncer de pele

Praia e sol estão entre as principais paixões dos brasileiros, atendidos por mais de 7,4 mil quilômetros de litoral. Porém, é exatamente esse cenário que expõe, em grande parte, a população aos riscos do câncer de pele, especialmente no verão.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tumor de pele representa 30% dos casos de câncer diagnosticados anualmente no país, que, para o triênio 2023-2025 deverá atingir em torno de 700 mil novos pacientes a cada 12 meses.

“Embora o êxito dos tratamentos alcance bons índices frente a outros tipos de tumor, o câncer de pele precisa de alerta constante, pois o total de mortes pela doença chega a dois mil por ano”, afirma a oncologista Fauzia Naime, da Hemomed Oncologia e Hematologia.

De acordo com a especialista, o tipo não melanoma representa 95% do total dos casos e é mais comum em pessoas brancas, acima de 40 anos. Pessoas negras e crianças raramente são diagnosticadas com o câncer não melanoma, que também apresenta alto percentual de cura, se detectado e tratado precocemente. “Tratamento cirúrgico na maioria dos casos”, informa a médica.

Melanoma

O chamado câncer de pele melanoma origina-se nos melanócitos, pigmentos que dão cor à pele. Nesses casos, o tratamento do melanoma depende de vários fatores que serão avaliados pelo especialista. As principais opções de tratamento são cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e terapia-alvo.

Embora seja o de menor incidência na população brasileira, entre 4% e 7%, de acordo com instituições oncológicas, essa variável tem elevado índice de morte: o câncer melanoma chega a 75% dos casos de morte por câncer de pele.

“Com menor ou maior grau de agressividade à saúde, o alerta para a proteção da pele segue pelo ano todo e deve ser intensificado no verão, quando as temperaturas são elevadas e a população tem por hábito a exposição indiscriminada aos raios ultravioletas, especialmente nas regiões Norte e Nordeste”, reforça a doutora Naime.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Bitget está entre as 3 principais bolsas de criptomoedas para operação de futuros no relatório de novembro

VICTORIA, Seychelles, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, líder em bolsa de criptomoedas e…

23 horas ago

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

23 horas ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

23 horas ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

23 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

23 horas ago