Opinião

Vice-presidente de jornalismo deixa a Record para criar a CNN Brasil

Douglas Tavolaro será o diretor-geral (ou CEO) da CNN Brasil. Para liderar o novo projeto, o jornalista deixou a Record TV, onde tinha 17 anos de casa

O setor de televisão por assinatura do país contará com mais um canal de notícias a partir do segundo semestre. Trata-se da CNN Brasil, que surge a partir do licenciamento feito pelo grupo liderado pelo empresário Rubens Menin e o jornalista Douglas Tavolaro. Com o novo desafio, Tavolaro se desligou do cargo de vice-presidente de jornalismo da Record TV nesta segunda-feira, 14.

Além de marcar presença no line up das principais operadoras de TV, a CNN Brasil promete ser ativa em ambiente online. “Canal de notícias multiplataforma” é a forma pela qual o projeto é definido por seus idealizadores. Para isso, a marca tende a seguir os passos da empresa responsável pelo licenciamento no âmbito nacional. A CNN norte-americana conta, por exemplo, com perfis em Facebook, YouTube, Twitter e Instagram — além de site oficial.

Com o acordo com a CNN International Commercial (CNNIC), a futura emissora hard news do Brasil contará com os conteúdos produzidos pelas mais diversas praças do conglomerado de mídia espalhadas pelo mundo. O acordo, no entanto, prevê a manutenção das operações da CNN International e a CNN en Español. Comunicado enviado à imprensa informa que as duas divisões não fazem parte do negócio selado para o mais novo negócio.

Movimentando o setor

A chegada da CNN Brasil deve movimentar o mercado da comunicação do país. Informações dão conta de que a empresa pensa em contar com ao menos 400 jornalistas em sua estreia. Apuração da reportagem do Portal Comunique-se indica que o processo seletivo será aberto ao decorrer das próximas semanas. Além de comunicadores, a lista de vagas contemplará profissionais de parte técnica e administrativo. A ideia principal é “recrutar e treinar jornalistas e equipes de produção”.

douglas tavolaro - cnn brasil - record tvdouglas tavolaro - cnn brasil - record tv
Douglas Tavolaro, será o jornalista a comandar a CNN Brasil (Imagem: divulgação)

Sob comando de Rubens Menin e Douglas Tavolaro, a CNN Brasil visará a produção de conteúdo informativo. Vinte e quatro horas por dia. Sete dias por semana. Para isso, o projeto terá redações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Fora o espaço na TV por assinatura e nas mídias digitais, a marca pretende ser reconhecida como agência de notícias. Além da estrutura, o projeto terá correspondentes internacionais em seus quadros de colaboradores.

A dupla à frente da CNN Brasil

Com passagem pela equipe de reportagem da IstoÉ, Tavolaro consolidou a sua carreira como comunicador-gestor na Record TV. Na emissora, foi produtor, editor-chefe do ‘Repórter Record’ e diretor de jornalismo. Autor da biografia de Edir Macedo, ele ultimamente ocupava a vice-presidência de jornalismo do canal mantido pelo fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. Com a experiência adquirida, o jornalista será o diretor-geral (ou CEO) da CNN no Brasil. Estará à frente de toda a formatação da equipe a ser contratada.

“Estou deixando um dos maiores e mais importantes grupos de mídia do país com gratidão por tudo o que vivi lá e não poderia estar mais animado sobre esta próxima fase da minha carreira”, afirma Douglas Tavolaro. Apesar de externar o seu sentimento para com a Record TV, o comunicador-gestor demonstra entusiasmo com a sua nova fase profissional. “A CNN é um ícone global e a parceria com essa marca é o sonho de um jornalista se tornando realidade”, enfatiza o jornalista.

Você sabia? Antes de ocupar cargos de gestão no jornalismo da Record TV, Douglas Tavolaro foi repórter da revista IstoÉ

Fundador da MRV Engenharia, do Banco Inter e da LOG Commercial Properties, Rubens Menin será o presidente do Conselho de Administração (ou chairman) da CNN Brasil. Agora com a chancela de empresário da comunicação, ele se prepara para gerenciar mais um negócio com reconhecimento internacional. Em 2018, ele foi eleito o empreendedor do ano pela consultoria EY.

O empresário Rubens Menin. Ele será o chairman da mais nova emissora de notícias do país (Imagem: divulgação)

“Nosso objetivo é contribuir com a democratização da informação no Brasil. Um país com uma sociedade livre e desenvolvida só é construído com uma imprensa plural”, afirma Rubens Menin. O executivo analisa que a chegada da CNN Brasil será positiva para toda a imprensa do país. “Já existem boas plataformas de notícias localmente, mas acreditamos que há espaço para uma nova opção. A chegada de uma grande marca fortalece e valoriza o jornalismo. Estamos felizes e motivados com esse acordo com a CNN”, pontua.

Relacionamento com a imprensa

O processo seletivo para definir as equipes da CNN Brasil será feito ao decorrer dos próximos meses. Uma contratação, porém, já foi feita pela mais nova empresa de mídia do país: a assessoria de imprensa. O relacionamento da empresa com jornalistas e outros veículos se dará por meio da Spokesman Comunicação. Baseada na capital paulista, a agência disponibiliza para contatos o e-mail imprensacnnbrasil@spokesman.com.br e o telefone 11-3884-0860. A conta será atendida por Ricardo Frota e Maurício Storelli.

Substituto de Tavolaro na Record

Com a saída de Douglas Tavolaro, a Record TV já tem um novo vice-presidente de jornalismo. E ele já está há 10 anos no grupo de comunicação. O escolhido para o cargo foi Antonio Guerreiro. Com mais de três décadas de carreira no ramo da comunicação, o mais novo VP da emissora foi um dos criadores do portal R7. Especialista em inovação, Guerreiro era o atual superintendente de estratégia multiplataforma.

Em nota, a direção do canal reforça que a promoção deve resultar em melhorias no deparamento de notícias da televisão. “A chegada de Antonio Guerreiro ao jornalismo Record TV dará continuidade a linha editorial de credibilidade, sucesso e audiência da emissora e agregará, com sua experiência, uma aposta na modernidade e inovação tecnológica que em breve estarão em nossos telejornais e programas jornalísticos”. Por ora, a Record ainda não definiu quem ocupará o cargo deixado por Antonio Guerreiro.

Antonio Guerreiro é o novo vice-presidente de jornalismo da Record TV (Imagem: Eduardo Enomoto/Record)
Compartilhe
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

AI/R Acelera Personalização em Escala com o Último Marco em Adobe da Webjump

Quinta especialização em Adobe da Webjump ressalta seu compromisso com a inovação e a excelência…

18 horas ago

CEMVITA ASSINA ACORDO COM O GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL PARA INSTALAR PLANTA INDUSTRIAL NO SUL DO BRASIL

A Cemvita, empresa norte-americana de biotecnologia industrial, assinou hoje um termo de engajamento com a…

18 horas ago

Recuperar é treinar: técnicas ganham espaço nas academias

Métodos como massagem, liberação miofascial, crioterapia e uso de roupas de compressão deixam de ser…

18 horas ago

Edifício no Leblon homenageia pioneiro da medicina nuclear

O edifício José Augusto Villela Pedras, na Av. Delfim Moreira, Leblon, homenageia o pioneiro da…

18 horas ago

Manpower e FIEP contratam em 33 cidades do Paraná

A empresa ManpowerGroup Brasil, em parceria com o Sistema FIEP está com vagas abertas nas…

18 horas ago

Interactive Brokers lança versão 1.0 do IBKR Desktop, oferecendo uma experiência de negociação abrangente em uma única plataforma

Nova plataforma combina inteligência de mercado, descoberta de produtos e ferramentas de execução em uma…

2 dias ago